Categorias: Notícias

ASPAS PRA DORA KRAMER

Despolitização

Tema da moda nas rodas intelectuais e políticas, a “judicialização” das funções legislativas, com todo o respeito aos debatedores, em especial àqueles que vêem excessos e riscos institucionais nas decisões da Justiça em assuntos da alçada do Parlamento, é uma falsa questão. Ou, melhor, não é questão alguma.O Poder Judiciário apenas faz – devidamente provocado – o que o Legislativo se recusa e que alguém tem de fazer. A reforma política tramita há mais de 12 anos e a regulamentação do direito de greve do servidor público há quase 20.

Bom debate mesmo seria pôr no centro da roda o Parlamento e questioná-lo sobre o jogo de pressões e contrapressões que o transformam num poder ensanduichado entre os lobbies das bancadas corporativas e as vontades do Poder Executivo.

A defesa de teses a respeito, algumas baseadas na “judicialização” da política seguida da politização da Justiça na época da Operação Mãos Limpas, na Itália, acaba conferindo nobreza a problema de causa chula: baixa qualidade da matéria-prima.Esta sim, e não a atuação do Judiciário alimenta caldo de cultura para deformação, quando não retrocesso, institucional. A Justiça rompeu a paralisia e este é o fato mais novo no Brasil, o único no cenário capaz de conter o processo gradativo de despolitização da política.

Dora Kramer, jornalista (dora.kramer@grupoestado.com.br)

OPINIÃO: Quando os limites entre os três poderes republicanos são desrespeitados a harmonia constitucional corre risco. Tenho dúvidas se não é de propósito que isto vem acontecendo: Lula da Silva, chefe do Executivo, põe em dúvida uma decisão do Judiciário que, por sua vez, atropela do Legislativo, legislando. Esta desconfiança é quase uma suspeita que ALGUÉM está tramando contra a República ao incentivar a despolitização da política… MIRANDA SÁ

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03