Categorias: Notícias

Artigo temático do fim de semana

Paraguai não é  das ditaduras que o PT-governo gosta

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

O Paraguai não é das ditaduras que o PT-governo gosta. É a tese que defendo para contestar a diplomacia brasileira submetida ao lulo-petismo através de um ‘comissário ideológico’ adido ao Ministério.

A presença estranha do ‘companheiro’ Marco Aurélio Garcia no Itamaraty está comprovada ao atuar como porta-voz do PT-governo na política exterior, condenando o impeachment de Fernando Lugo e admitindo a Venezuela como membro pleno no MERCOSUL.

Não vou abonar a constitucionalidade do impeachment de Lugo pelo Congresso. Deixo isto a cargo da Suprema Corte do Paraguai, o apoio da majoritária Igreja Católica e a influência das Forças Armadas. Tudo sob o aplauso de 400 mil brasilguaios.

O Itamaraty do “B” pôs-se contra a rapidez com que o impeachment tramitou; mas, pelo valioso testemunho do presidente uruguaio José Alberto Mujica Cordano, foi menos veloz e mais legal do que a resolução de Dilma Rousseff e Cristina Kirchner, a portas fechadas, para admitir a Venezuela.

E recorro ao lúcido jornalista Carlos Chagas e sua antológica pergunta: “Seria o impeachment de Lugo mais grave do que o desrespeito de Hugo Chávez aos resultados do referendo venezuelano de dezembro de 2007?”

Cristina K teve motivos pessoais e políticos para defender o Coronel Chávez, pois recebeu dele contribuição em dólares para sua eleição; e por que a Venezuela comprou US$ 5,6 bilhões em títulos da dívida argentina. Dilma, porém, que pressionou o Uruguai para entrada de Chávez, nada ganhou. Agiu só para satisfazer Zé Dirceu e Lula da Silva, amigos e parceiros do Coronel.

Nem o Brasil levou vantagem alguma. Penso que é obrigação da nossa diplomacia assessorar a Presidente na política internacional, e deveria ter feito impedindo a intervenção do PT-governo, em nome do Brasil, violentando o princípio de não-intervenção que nós tradicionalmente defendemos.

Lembro que o Brasil conviveu com o ditador Alfredo Stroessner e após a sua destituição o acolheu dando-lhe refúgio. O mesmo fez com o presidente Raúl Cubas que renunciou e se exilou aqui nos tempos de Fernando Henrique.

Também não deixa de ser esquisita a política de dois pesos e duas medidas. O PT-governo passou os oito anos do Governo-Lula bajulando ditadores nos quatro cantos do mundo. Tiranos asiáticos e sobas africanos.

Na América Latina temos robustos exemplos de convivência com países cujos governos subverteram a ordem jurídica. É fácil exemplificar a Venezuela, com Chávez desrespeitando um referendo e intervindo no Poder Legislativo. Recordo a imposição de uma nova Constituição na Bolívia por Evo Morales, cercado por tropas num quartel militar…

Não é de esquecer, também, o golpe de Rafael Correa, no início de seu mandato, dissolvendo o Parlamento recém-eleito, onde estavaem minoria. Seráque nos anais da Casa de Rio Branco não há registros dessas situações?

São esses transgressores da Democracia que falam – em se referindo ao Paraguai – em ‘neogolpismo’, um ente fabuloso, amedrontador para os ingênuos, e ótimo para justificar ações pára – fascistas de Chávez, Correa, Cristina, Morales e do lulo-petismo.

Esse fictício ‘neogolpismo’ substitui o fantástico imperialismo ianque como pretexto para dominar uma Nação, perseguindo as oposições que ameaçam os “salvadores da Pátria” que conquistaram o poder por estelionatos eleitorais.

É evidente que o PT-governo adotou a fantasia do neogolpismo usurpando a opinião nacional, nunca ouvida politicamente. E atua por um Itamaraty do “B” que é a negação do que o Barão do Rio Branco deixou como exemplo.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03