Categorias: Notícias

Artigo saído n’ O METROPOLITANO. Nas bancas

Petrobras jogando para a Bolsa de Valores

MIRANDA SÁ, jornalista
E-mail: mirandasa@uol.com.br


Parece-me que a Petrobras não precisa mais aplicar técnicas geológicas, geoquímicas e geofísicas na exploração das rochas mãe; nem perfurar ou refinar petróleo. Para obter lucros, basta anunciar vez por outra a descoberta de potenciais de produção em depósitos sedimentares e correr para o abraço comemorativo da subida de ações, como ocorreu com o anúncio de um novo campo de gás natural, no poço de Júpiter, Bacia de Santos, pertinho do campo Tupi, reserva de óleo estimada em 8 bilhões de metros cúbicos.

E cada vez que ocorrem coisas desse tipo o lucro é empresarial e político. Da primeira vez, com o Campo Tupi, reafirmou-se o anúncio fajuto da auto-suficiência que alavancou a reeleição de Lula da Silva, e abafou a crise que se desenrolava no Senado Federal com o caso Renan Calheiros. Agora, com Júpiter, fala-se da “auto-suficiência do gás” com o reservatório encontrado, e apaga o mal estar da nomeação fisiológica do senador Lobão para o Ministério das Minas e Energia.

Rebatendo os ganhos na política (associada com a economia) a demanda pelas ações da Petrobras segurou a recuperação da Bolsa de São Paulo – que se desmilingüia pelo reflexo da crise nos EUA. Segundo as fontes jornalísticas especializadas, o papel ON subiu 10,59% e o PN, 9,76, movimentando R$ 1,397 bilhão, pouco mais de 17% dos R$ 8,14 bilhões que giraram na Bovespa.

A vitória empresarial é indiscutível. Merece o aplauso dos patriotas brasileiros por ser o resultado da competência dos engenheiros e técnicos compatriotas da Petrobras. E a alegria vai igualmente por conta de que esta descoberta é fundamental para a auto-suficiência na produção de gás natural, importante para baixar a bola dos bolivianos que apostavam na dependência brasileira de sua produção de gás no altiplano andino. E analogicamente, Júpiter contribuirá para as negociações no exterior com os demais fornecedores desta fonte de energia.

O achado do poço de Júpiter tem também o mérito de ser o primeiro situado na camada pré-sal, contendo gás condensado sem ocorrência de óleo associado. E ainda por cima localizado no coração do maior mercado consumidor do país, a Região Sudeste. Distando apenas a 37 quilômetros do mega-campo Tupi, 80% do reservatório de gás ficarão nas mãos da Petrobras enquanto a Galp, empresa portuguesa, deterá 20% da produção.

É uma pena que a efetiva produção de petróleo e gás desses campos oceânicos não ocorrerá a curto ou médio prazo. Os especialistas estimam que somente tenhamos este resultado de 2012 para lá e por enquanto teremos que nos contentar com o eficientíssimo marketing do PT-governo colhendo dividendos políticos e a Petrobras jogando para a Bolsa de Valores…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03