Categorias: Notas

Artigo publicado n’ O JORNAL DE HOJE

… E os porcos traíram a revolução!

MIRANDA SÁ, jornalista (mirandasa@uol.com.br)

Dou sempre graças a Deus pelos pais que tive. Agora relembro quando recebi deles – mal entrado no ginásio – uma lição universal: colocaram na nossa estante o genial livro de George Orwell, “A Revolução dos Bichos”.  Primeiro a edição portuguesa, e depois, a impecável tradução de Heitor Ferreira para a Editora Globo.

Pelo livro, aprendi que os porcos traíram a revolução dos bichos e o pior efeito da traição foi a deturpação dos 7 mandamentos, reescrevendo-os, como no caso do sétimo, “Todos os animais são iguais”, modificados para “Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros”.

Esta pérfida deslealdade aos princípios democráticos tornou-se o único dos mandamentos, após os porcos conquistarem o poder hegemônico. Trata-se de uma metáfora inesquecível que conscientiza as pessoas honestas. E devem ser lidas por quem gosta de ler, e procurada na web, para quem gosta de viajar na Internet.

Em minha opinião, que nasceu quando Lula da Silva eleito presidente da República entregou o nosso Banco Central ao presidente do BankBoston, os brasileiros só não enxergam se não quiserem a traição aos preceitos que levaram Lula à Presidência.

Há o contraditório dos que minimizam a defesa de Lula a Sarney; há omissões dos covardes; há quem não dê importância ao caso, e há os vendidos, carreiristas e oportunistas que aplaudem tudo que sai da boca do ex-pelego da Volkswagen para levar vantagem.

A mim pouco importa que estes se juntem aos encostados nas mil e uma bolsas populistas, e garantam com a massa ignara nas pesquisas, a popularidade do chefe das sanguessugas, dos mensaleiros, dos aloprados e declaradamente parceiro de Sarney, Renan e Jáder Barbalho…

Ao declarar que o Capitão-Mor do Maranhão não deve ser tratado como uma pessoa comum Lula não nega apenas as ideias que fundaram o PT e o fizeram timoneiro de uma ampla frente partidária de esquerda; trata-se de um infame atentado à Constituição.

Afirmar que há pessoas privilegiadas acima das pessoas comuns é o mesmo que fizeram os porcos dizendo que há bichos “mais iguais” do que os outros. Uma safadeza inominável que fere o artigo V da Constituição, levando a Nação de volta ao passado, retornando às bastilhas ao legitimar as prerrogativas da nobreza e do coronelato.

Não acredito que os intelectuais da USP, mesmo os fanáticos obreiristas e os seus seguidores provincianos, aceitem ver o Brasil dessa maneira. Conformar-se com a existência de duas classes de brasileiros, uma delas acima das leis, é ficar contra o estado democrático de direito.

Diante deste atentado à inteligência brasileira, o filósofo Roberto Romano afirmou que “com essa declaração Lula mostra que não sabe o que significa ser Presidente da República”. Creio que esta proposição reflete o pensamento dos letrados deste país.

E vou além: se ainda resta um mínimo de dignidade dos que fazem política no Brasil, não se permita que materializemos a fábula de Orwell no século 21. Porque n’ A Revolução dos Bichos, o jornalista inglês ratifica a vitória final dos porcos com uma festa. E no banquete, a assistência dos comuns não distinguiu a fisionomia de homens e porcos, dos porcos e homens.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03