Categorias: Notícias

Artigo para o JORNAL DE NATAL. Nas bancas

A popularidade de Lula e os aposentados

MIRANDA SÁ, jornalista
E-mail: mirandasa@uol.com.br

Escrevi para dois jornais – um daqui, outro do Rio de Janeiro – sobre a flagrante contradição contida na última pesquisa do Ibope, patrocinada pela CNI. É incrível como a dita “opinião pública” aponta, de um lado, a ineficácia do PT-governo no combate à inflação e. do outro, mantém a popularidade de Lula da Silva.

Se forem verdadeiros, os números da pesquisa repetem a aprovação ao governo e ao Presidente de três ou quatro meses atrás. Não houve a mínima modificação apesar das novas denúncias de corrupção e compadrio, da crescente carestia de vida e a flagrante incompetência para administrar a Educação, a Saúde e a Segurança Pública.

Constatamos e admitimos que caiu no goto do povo o perfil bonachão e chulo de Lula da Silva, elaborado inteligentemente pelos obreiristas da USP e fundido estatuariamente no bronze pelos pelegos do ABC paulista há 25 anos, usurpando as lutas sindicais dos anarquistas, comunistas e trabalhistas.

Essa imagem tem força política. É como as efígies de Che Guevara que rolam mundo afora, reverenciada por gente que sequer conhece a sua história. Assim, não é por acaso que ele virou pelo avesso o PT, fundado como um partido de princípios.

Em nome da verdade histórica, o PT já não é o mesmo: dele se afastaram socialistas autênticos cedendo lugar aos oportunistas calados e os arrivistas, formados na borra da pelegagem, reescrevem a biografia do chefe e o rastro do partido desde a sua fundação.

Apesar desses poderes de grupo e da influência pessoal de Lula da Silva, o quadro político se deteriora refletindo a conjuntura econômica com o avanço da inflação. Produto da crise internacional ou reprodução de erros sucessivos por excesso de otimismo, o certo é que a inflação bate às nossas portas.

Aí é chegada a hora de rever as posições. Quem não enxergava a gastança governamental pode vê-la agora através dos preços da feira. Hoje os salários já perdem para as frações inflacionárias levantadas pelo Dieese, IBGE e Ipea. Os funcionários públicos registram uma expressiva perda de poder aquisitivo, e as greves pipocam aqui e ali.

O que se dirá dos aposentados e pensionistas? Não é demais repetir que estes brasileiros trazem em si, gravada em ferro e fogo, a maior injustiça do lulismo-petismo. Veja-se os antigos servidores governamentais e suas viúvas e viúvos, sobre-taxados em 11,3 % pela malfadada reforma da Previdência.

Os demais, “aposentados do INSS” vivem a esperança de que o fator previdenciário aprovado no Senado passe na Câmara Federal, esta, porém é dominada por Lula da Silva, que traz na coleira os deputados da chamada “base”. E nenhum deles enxerga o drama desses brasileiros que dedicaram a vida pelo país.

Muitos desses traidores são candidatos nas próximas eleições. Tomem nota do nome dos que votaram a reforma da Previdência e engavetam o projeto que liberta os aposentados de amarras injustas. Tenho um amigo que contribuiu sobre 14 SM e seu benefício correspondente hoje a 8 SM.

Agora Lula da Silva anuncia o favorecimento aos futebolistas que não contribuíram para o INSS com uma aposentadoria, fazendo demagogia com o dinheiro do contribuinte e o sacrifício dos atuais aposentados.

Até reconheço que essa categoria merece a concessão de aposentadorias especiais. Não à custa dos irmãos sofridos, mas dos que enriqueceram com sua atuação esportiva. Os cartolas do futebol é que deveriam pagar para os antigos jogadores, já que da Timemania não se pode esperar nada, pois estão comendo o pouco que ela rende…

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DO ISOLACIONISMO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para se ter uma ideia de sociedade e, consequentemente, da cidadania, temos em mão a interessante…

18 de maio de 2024 10h51

DOS VENENOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Para falar de venenos dou uma volta ao passado, ir a Natal, Rio Grande do Norte,…

13 de maio de 2024 11h39

DAS ATITUDES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Muitos anos estão acumulados desde que uma dessas reformas idiotas do ensino acabou com os cursos…

10 de maio de 2024 18h50

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21