Categorias: Artigo

ARTIGO

Modo petista de governar: Corrupção e incompetência

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Um balaio cheio e pesado de condutas desabonadoras, a mentira como norma, e uma rotineira falsificação de diplomas, omissão curriculares e assalto ao Erário, refletem o modo petista de governar.

O sustentáculo dessa política corrupta e desagregadora é a degenerescência da nossa frágil democracia com seus 32 partidos políticos de problemas idênticos e, na verdade, a maioria cavalgando o oportunismo e a falta de escrúpulo.

A Rede, de Marina Silva – queira-se ou não – organizou-se com um programa e projeto, e não para ser levado ao balcão de negócios sujos da politicagem. Por desvio de foco ou ingenuidade perdeu o trem… Pena. Refugou o Plano “B” porque o PPS do Roberto Freire, embora de centro-esquerda, é ferrenho opositor do sistema narco-populista montado por Lula da Silva…

O Plano “C” adotado por Marina, apegando-se a uma ‘programática’ indefinida, levou-a ao PSB de Eduardo Campos, formando com ele uma compreensível e simpática fuga à polarização lucrativa entre PT e PSDB, imposta pelos alquímicos do narco-populismo aos preguiçosos intelectuais tucanos.

Com poucas e honrosas exceções, fica uma ampla maioria entre os 32 partidos como empresas de negociatas com o dinheiro público, pois somos nós, contribuintes, que pagamos o festival da inescrupulosa política que domina o país.

Cada partido recebe dinheiro proporcional aos seus eleitores e os novos, ainda virgens de enganar o eleitorado avançarão, pelo menos, em meio milhão de reais por ano do Fundo Partidário, servindo para facilitar o troca-troca de legendas dos parlamentares picaretas, burlando a legislação vigente que prevê a fidelidade partidária.

Este é o cenário carnavalesco da corrupção política. No campo da economia, não é preciso investigar as célebres ‘consultorias’ lulo-petistas, para constatar a perversão dominante.

A fotografia em grande angular da corrupção, aliada à incompetência, está na recente declaração do desastrado ministro da Fazenda Guido Mantega, apelidado pelo Financial Time de Mr. Bean Mantega. Referiu-se este festejado pelego do PT-governo ao caso do calote de Eike Batista que “a situação da OGX já provocou um problema para a imagem do País e para a Bolsa de Valores”.

Aí está mais uma demonstração do modo petista de agir: botar a culpa pelos seus desacertos, roubalheiras e crimes. Pergunte-se: Seria o aventureiro Eike Batista o único responsável pela crise?

Que pose terá o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no retrato do descrédito? Foi desta entidade que saíram verdadeiras fortunas para Eike, sem garantias reais!

Na fotografia dos prejuízos da Petrobras, apareceu a cara de Lula da Silva, que dava o braço a Eike? Não era o Pelego que benzia os fantasiosos projetos das empresas “X”, viajando nos aviões e iates pertencentes à frota do Caloteiro?

Das críticas de Mr. Bean Mantega fica somente a desvalorização galopante das ações das empresas “X” na Bovespa, e a repercussão negativa do mau procedimento do seu controlador no mercado exterior.

Nada sobra para os enganados (enganados?) investidores na incógnita “X” na ciranda financeira e, para o contribuinte, arcar com o rombo de R$ 11 bilhões no Tesouro Nacional para cobrir com o suado dinheirinho arrancado por escorchantes impostos.

Cacarejando o socialismo para a esquerda e pondo ovos para os aventureiros e banqueiros da direita, o galináceo narco-populista está exaurindo a paciência dos cidadãos e cidadãs esclarecidos. Há quem fale de desobediência civil e voto nulo; será que teremos nestes extremos a solução?

Na minha modesta opinião, nem uma coisa nem outra. Seria melhor ir para as ruas como em junho e votar contra tudo que aí está. A ação opositora real será um trator para recuperar a trilha da Democracia e da verdadeira Justiça Social.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03