Categorias: Artigo

ARTIGO

O Papa e a fragilidade do PT-governo

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Encontro-me em minoria entre pesquisados do IBGE para o Censo 2010, por não ter filiação religiosa; mas de formação, respeito todas as religiões e – como dizia meu amigo Darcy Ribeiro – morro de inveja de quem tem fé…

Por isso, sinto-me à vontade para aplaudir a vinda do papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude no Brasil, e com ele a revoada de jovens levados pelos princípios cristãos do amor ao próximo e o humanismo solidário.

O Brasil muito ganhará com este evento, principalmente pela desenvoltura intelectual e a autonomia política do Pontífice; e não é por acaso que os círculos do poder central e a própria presidente Dilma estão preocupados e temerosos com a agenda independente de Francisco, que não aceitou mudar as regras para evitar protestos.

Isso me faz reiterar os aplausos ao líder da Igreja Católica. Por outro lado, espanta-me a movimentação das forças de repressão no país, onde até o Exército – cuja tradição de sua oficialidade é recusar-se a ser “capitães do mato” – entrou na paranóia da segurança do governo contra o povo.

ABIN, Força Nacional, Polícia Federal, polícias militares e civis estaduais mobilizam-se considerando as manifestações populares uma ameaça à presença de Francisco, e o Exército confessa que está fazendo o monitoramento cibernético de internautas simpáticos aos protestos.

Tudo isto me parece antidemocrático. Mas quem sabe, não estariam certas essas táticas e estratégias do Partido dos Trabalhadores para se eternizar no poder, junto aos seus sabujos que, em nome da “ideologia” gozam privilégios inomináveis e ainda por cima assaltam o Erário.

Recear, ter medo da mensagem que o papa Francisco pode exprimir – e deixar – é coisa própria de quem se desligou do povo e dos anseios nacionais. E os brasileiros de todas as religiões – e sem nenhuma delas – aguardam ansiosos os pronunciamentos franciscanos.

Aliás, o Papa já passou um recado direto aos “proletários” de vôos especiais na FAB: Embarcará de Roma em avião de carreira, enquanto os pelegos e a “base aliada” do PT-governo se recusam a fazê-lo.

Estou quase certo de que tenhamos um discurso de Francisco defendendo os pobres com autenticidade, não com programas eleitoreiros ou projetos demagógicos que não saem do papel. E nisso ecoa a voz rouca das ruas.

O Pontífice Católico – bem informado pelo sistema eclesial – sabe que em nenhum momento os protestos se referiram a ele, ou a Igreja, e muito menos à convocação e preparação da Jornada Mundial da Juventude. O alvo dos protestos eram outros. O povo reclama dos impostos exorbitantes, da inflação sem controle e dos gastos governamentais milionários para escoar nas mãos de pelegos e desvios partidários.

É insuportável para a Nação, isto sim, assistir estarrecida o festival de gastança com estádios luxuosos (onde o povo não pode entrar) e os acontecimentos pontuais tipo Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas, corridas internacionais de automóveis e congêneres.

Talvez num mergulho nas águas revoltas da teoria da conspiração, acho que o PT-governo e seu revelado aparato policial, nivelado aos regimes ditatoriais, tem por objetivo distanciar o Papa do povo. E, honestamente, encontro razões para isto, pelos motivos do conhecimento público.

Imaginem se diante da fragilidade do PT-governo, as mazelas na economia, a Petrobras em queda, o BNDES acoitando aventureiros, o desprezo pela pobreza com bilhões gastos numa Copa do Mundo, ouvíssemos Francisco enaltecendo o direito democrático do povo se manifestar pedindo ética e moralidade políticas e honestidade dos governantes?

Afinal, uma liderança espiritual tem a obrigação de apontar aos jovens, futuros governantes do amanhã, o caminho para conquistar uma Pátria com liberdade e justiça.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03