Categorias: Artigo

Artigo

Esquerda, direita… Marche, em frente!

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Do observatório conquistado nos meus oitenta anos de vida, com sessenta e cinco dedicados a estudos teóricos e observação da realidade brasileira, verifico várias convergências de personalidades e instituições políticas brasileiras.

Nos meados do século 20 registra-se a intervenção de Plínio Salgado, integralista, católico e conservador, que pontificou na Semana de Arte Moderna, afirmar no seu manifesto literário “Discurso às Pedras do Deserto” que o Brasil não podia continuar sendo o “paraíso dos banqueiros”.

No universo paralelo das idéias, Luiz Carlos Prestes, militar revolucionário, positivista e depois comunista, denunciou a tentativa de neo-colonização do País pelo imperialismo econômico europeu e norte-americano.

No fim do século passado, outra convergência: Leonel Brizola, exilado pelo vigor das suas convicções trabalhistas e nacionalistas, cutucava as remessas de lucro das multinacionais estrangeiras, ao tempo em que o general João Batista Figueiredo, na presidência da República, repudiava a proposta de João Havelange, então na CBD, para realizar a Copa do Mundo no Brasil, dizendo: “A Nação Brasileira tem muitos problemas a cuidar no campo da Educação e da Saúde não pode arcar com os gastos desta competição esportiva internacional.”

Hoje, a falsidade dos lulo-petistas ocupando o poder se confundem, por oportunismo, à esquerda e à direita. Não teem convicções patrióticas, são levados exclusivamente pela ânsia de poder e o enriquecimento ilícito assaltando os cofres públicos. A honestidade não pode ser dimensionada por discursos demagógicos, mas por atitudes.

Em 1964, fui preso como dirigente de diretório acadêmico e defensor da legalidade. Interrogado por um major do Exército na 2ª Companhia de Guardas, no Recife; ele perguntou o que eu faria se desembarcassem no Brasil tropas cubanas para implantar o comunismo. Respondi que me juntaria a ele, que me aprisionava, para lutar contra qualquer intervenção estrangeira no meu País; e depois, rindo, disse também que duvidava muito que viessem soldados da pequenina ilha do Caribe invadir o Brasil…

Nisso se vê a diferença de um zelador da democracia republicana e os pelegos do PT que só teem a preocupação de se manter no poder. Fazem discursos dizendo-se democratas, resistentes à ditadura: mas foram desmascarados pelo jornalista, escritor e político Fernando Gabeira, confessando que não lutavam pelo retorno à Democracia, mas para implantar o comunismo e atualmente defendem uma invasão cubana de médicos…

Na sua permanente impostura, os pelegos lulo-petistas, hoje guardiães do paraíso de banqueiros e da exploração de capitalistas estrangeiros e financistas da Bolsa, agem inversamente aos brasileiros honestos. E deixam transparecer a sua ideologia equivocada, nem de esquerda nem de direita, apenas de oportunismo populista.

A falsidade ideológica e intelectual do PT e satélites culmina na preparação de um golpe contra a Constituição e a jovem Democracia brasileiras.

O porta-voz desta perversão é o alter ego de Lula da Silva, Dilma Rousseff, acossada pela rebelião popular que vai do Oiapoque ao Chuí mostrando indignação contra a corrupção, a impunidade, a incompetência, a ressurreição da inflação e os desvairados gastos com a Copa do Mundo.

A saída encontrada por Dilma e seus 40 ministros, é atentar contra a normalidade constitucional. Bem poderia legitimar a reforma política desejada pelo povo com a sua maioria de 420 parlamentares na Câmara Federal, que aprovam servilmente insólitas medidas provisórias do PT-governo.

Mas os pelegos, na aflição da perda do poder, recorrem a meios ilegítimos, contrários ao Direito e, por que não dizer, contrários à moral e a ética. Preparam um golpe arquitetado pelo aprendiz de Mussolini, José Dirceu, condenado à cadeia, pelo STF, por formação de quadrilha e assalto ao Erário.

Os brasileiros conscientes obrigam-se a reagir contra esse lance indigno da pelegagem, e as redes sociais – com seu multicolorido ideológico – já tomaram conhecimento da ameaça fascista e, com probidade e amor ao Brasil, dizem presente! Esquerda, direita, marchem… Em frente!

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00