Categorias: Notas

A “história” de Sarney

Senado escondeu atos secretos de propósito, afirma funcionário

As ordens para manter atos administrativos secretos no Senado vinham diretamente do ex-diretor-geral Agaciel Maia e do ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi. A afirmação feita pelo chefe do serviço de publicação do boletim de pessoal do Senado, Franklin Albuquerque Paes Landim.

O testemunho contradiz a versão de Agaciel e do presidente do Senado, José Sarney, de que a existência dos atos secretos se trata de “erro técnico”. A descoberta dos atos secretos –medida usada para criar cargos ou aumentar salários sem conhecimento público– foi o estopim da mais recente crise na Casa. Entre 1995 e 2009, o Senado editou 623 atos secretos.

A ‘indústria’ de gratificações do Senado

O Senado montou uma indústria de gratificações, com a criação de cargos em comissões especiais que deveriam ser temporárias, mas se perpetuam. Além disso, é corrente a prática de nomeações retroativas, em alguns casos de até 8 meses.

Senado empregou cunhada de Sarney durante seis anos

Surgiu mais um integrante do clã Sarney no Senado. Trata-se de Shirley Duarte Pinto de Araújo, de 33 anos, cunhada do senador José Sarney (PMDBAP). Shirley integrou a folha de pagamento da Casa durante seis anos, embora morasse em São Luis (MA), onde prestava serviços a Roseana Sarney. Saiu no último dia 8 de abril, nove dias antes de Roseana renunciar à vaga no Senado para assumir o governo maranhense.

FolhaOnline/Agências GLOBO e ESTADO
Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00