Categorias: Notícias

A bagunça no Conselho de Ética perverte o Senado

A renúncia de Sibá Machado da presidência do Conselho de Ética tem mil e uma versões, mas a dele é mais esclarecedora do que todas, principalmente para quem ainda acredita que falta decência neste país. Ele disse, com todas as letras, que renunciou por não ser subserviente: “Renunciei porque senti que alguns membros davam sinais de incômodo com meus encaminhamentos e também pela incompreensão da oposição; além do processo ter ficado contaminado por interesses que vão além da representação”.

Esta explicação deixou perplexos os governistas comprometidos com a causa de Renan, e deixou o próprio PT-partido baratinado, sem iniciativa para coordenar o nome que deverá assumir a presidência do Senado. Aliás, Renan que não é burro sente que foi abandonado pelo lulismo-petismo; isto ficou claro quando – sem ter seu nome citado – foi atacado por Sibá no discurso de despedida. Depois, quando ironizou Eduardo Suplicy pedindo-lhe para ser breve, dizendo que “Se vossa excelência usasse o seu proverbial poder de síntese, poderíamos avançar nessa matéria”; e Suplicy pegou a deixa e dizendo que ele (Renan) “também deveria se apressar em comparecer no Conselho de Ética para não estancar dos trabalhos de defesa do decoro do Senado”.

Apesar da pose, Renan Calheiros sabe que está perdido; e que já estão em curso as negociações em torno da sua sucessão, cuja primeira etapa a ser superada é dar andamento ao processo que tramita no Conselho. E isto está em curso neste momento na reunião que foi convocada por Sibá, antes da renúncia, e está levada a cabo pelo vice-presidente Aldemir Santan, que preside a sessão. Está falando o líder dos democratas, José Agripino, em apoio à candidatura de Arthur Virgílio para a presidência do Conselho. Mais informações dentro em pouco.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21