Categorias: Notícias

OPINIÃO

Educação pública em São Paulo

Escapando ao aparelhismo sindical corporativo e cego às exigências de uma escola pública de qualidade, o governo de São Paulo tem realizado uma política que se aproxima daquilo que venho defendendo há tempos. Duas medidas, particularmente, me chamaram a atenção e arrancaram aplausos espontâneos: primeiro, o pagamento diferenciado do professores e, segundo, o combate ao absenteísmo docente, isto é, as numerosas faltas dos professores, justificadas ou não.

Quanto aos salários distintos, que deverá atender melhor os mestres mais assíduos e preparados, por avaliação justa. Não há explicação aceitável para uma isonomia que favorece os despreparados e faltosos, medida que prejudica o sistema, desestimulando os novos professores. É claro que mais interessado em apoios de base, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, quer manter o método isonômico. O contribuinte que se cale e o alunato que se prejudique conquanto impere a demagogia dos pelegos.

A outra medida aplaudível é a lei sancionada pelo governador José Serra. É a prevenção da bagunça promovida por falsos profissionais do ensino ou pessoas sem formação que rebaixam o serviço público. De agora em diante está limitado o número de faltas a seis por ano, aperfeiçoando a legislação anterior que aceitava a ocorrência de 15 faltas mensais justificadas por atestado médico. Falta apenas punir o médico capaz de quebrar a sua ética para acoitar desonestos.

O exemplo paulista deveria se estender pelo Brasil afora. Não dúvida que as conseqüências serão benéficas para o ensino público e servirão de exemplo contra os defensores do socialismo da burocracia estatal que favorece a mediocridade.

MIRANDA SÁ (mirandasa@uol.com.br)

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA LITERATURA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Teve e tem carradas de razão Émile Zola quando escreveu que “os governos suspeitam da literatura…

26 de outubro de 2024 8h34

DO JORNALISMO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) “Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data” (Millôr) Com uma breve História…

17 de outubro de 2024 21h33

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

11 de outubro de 2024 11h53

DA NATUREZA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Numa conferência proferida na Universidade da Califórnia em 1959, Aldous Huxley, o extraordinário intelectual inglês, autor…

7 de outubro de 2024 19h11

DO CÉREBRO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A história do cérebro humano mostra que este órgão ficou gradualmente maior em relação ao tamanho…

4 de outubro de 2024 10h38

DAS FANTASIAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um cristão autêntico que se destaca pela honestidade nas redes sociais, diferente dos oportunistas fraudulentos que…

1 de outubro de 2024 17h03