TRANSNACIONAIS
Espoliação também no IR
Os empréstimos intercompanhias realizados entre a matriz da multinacional e a subsidiária brasileira se tornaram alvo da Receita Federal. Um número crescente de empresas têm sido autuadas por deduzir do Imposto de Renda e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) os juros pagos nesses empréstimos. Segundo dados do Banco Central, somente no ano passado as empresas brasileiras pagaram a suas matrizes US$ 1,8 bilhão em juros e receberam cerca de US$ 16 bilhões em empréstimos. A Receita tem considerado que muitos desses empréstimos não são necessários.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…