COMENTÁRIO
Pega na mentira!
O governo criou um instrumento de fiscalização das operações financeiras ainda mais poderoso do que o imposto do cheque para descobrir indícios de sonegação e evasão fiscal; e para implantá-lo, bastou uma Instrução Normativa da Receita regulamentando artigo da polêmica Lei Complementar 105, que trata do acesso a informações bancárias.
Assim, a partir de janeiro, as instituições financeiras deverão enviar semestralmente ao Fisco a movimentação bancária de todos os correntistas que ultrapassem R$ 5 mil para clientes pessoa física e R$ 10 mil para empresas a cada seis meses. A medida será aplicada para qualquer operação financeira, o que facilitará a fiscalização da Receita.
Entrando em vigor, a Instrução vem desmentir o mais forte argumento usado pelo governo em defesa da CPMF, tendo o próprio Lula da Silva dito que os que ficaram contra a prorrogação do imposto do cheque eram sonegadores. (AE/MS)
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…