Categorias: Notícias

HISTÓRIA (CPMF)

Ao longo de dez anos, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) injetou R$ 102 bilhões no Orçamento da União, especificamente para a saúde. Mas todo esse dinheiro, equivalente a 88% das fontes de recursos do setor, produziu poucos efeitos. Ainda hoje, 13 milhões de hipertensos e 4,5% milhões de diabéticos não têm acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Estima-se que 25% dos portadores de tuberculose, malária e hanseníase estejam sem tratamento. Dez milhões de obesos não são atendidos de forma adequada no sistema público. Na fila das próteses há 1 milhão de pessoas. Marcos Bosi Ferraz, da Universidade Federal de São Paulo, diz que o problema com o imposto do cheque é que foi usado para tapar buraco com a perda de outras formas de financiamento.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03