REALIDADE
36 milhões de jovens sem escola e sem trabalho
O cruzamento de dados do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação expôs uma realidade perversa: 53,1% dos 35 milhões de jovens entre 15 e 24 anos no país não freqüentam salas de aula, segundo a pesquisa produzida pela Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana. Além disso, 19% deles não trabalham nem estudam, índice que passa a 34% quando analisadas apenas as classes mais pobres. As causas estão ligadas a fatores como raça, renda, gênero e localização geográfica, entre outros itens. O dado, denominado Índice de Desenvolvimento Jovem, segue os moldes do IDH da ONU e foi divulgado no mesmo dia em que o governo comemorou o crescimento do número de matrículas em cursos superiores.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…