Categorias: Notícias

Rio São Francisco

Supremo Tribunal Federal libera obras de transposição

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu há pouco, por 6 votos a 3, que não há ilegalidade nas obras de transposição das águas do rio São Francisco.
O ministro Carlos Alberto Menezes Direito, relator do processo, indefiriu os pedidos de liminares em mais de 10 ações que tentam impedir a continuidade das obras (leia mais aqui).

Menezes Direito foi acompanhado por Joaquim Barbosa, Carmem Lúcia, Ricardo Lewandovski, Gilmar Mendes e pela presidente, Ellen Gracie. Divergiram do relator Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello.
Celso de Mello e Eros Grau não participaram da sessão, a última do ano.
Cerca de 100 pessoas protestam neste momento em frente ao STF contra a decisão tomada pelos ministros. São pessoas ligadas a organizações sociais e movimentos populares, além de religiosos e representantes de comunidades da Bacia do São Francisco.

Queimaram exemplares da Constituição Federal e, de mãos erguidas, fizeram orações por dom Luiz Flávio Cappio – quem consideram um profeta.
– Vamos continuar na luta para barrar essa obra. Viva dom Cappio! Viva o rio São Francisco!-, gritava no megafone um dos manifestantes.

Um pouco mais cedo, a atriz Letícia Sabatella deixou o plenário do Supremo, onde acompanhou a sessão, chorando. Letícia apóia a greve de fome do bispo (leia mais aqui).

Fonte: Noblat

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Notícias

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03