CRISE DO CAPITALISMO
Conjuntura não se compara a 1929
A turbulência que atingiu os mercados na última segunda-feira ainda não se compara à Grande Depressão de 1929, avaliam especialistas, de forma consensual. No entanto, há riscos de a economia real ser afetada.
Meirelles: “Crise exige serenidade”
Em evento promovido pelo Estado, Henrique Meirelles, do Banco Central, disse que “a crise é séria”, mas que o BC a observa “com serenidade”.
Dólar tem a maior alta em 6 anos
As bolsas no Brasil e no mundo tiveram altas ontem, com exceção da Ásia. No dia, o dólar caiu 3,15% – fechando a R$ 1,904 – mas em setembro subiu 16,54%, a maior valorização mensal desde de 2002.
Financiamento fica mais caro e prazos diminuem
Dados da Anefac (associação de executivos de finanças) mostram que o juro médio para o consumidor subiu de 7,39% para 7,45% e os prazos de financiamento caíram para 24 ou 12 meses. A Anefac já vê reflexos da turbulência nos EUA.
Investidores reagem, mas prejuízos são maiores que socorro
Depois do pânico, um dia de alívio: os investidores voltaram às compras ontem em busca de ações que ficaram baratas demais. A Bovespa acompanhou o otimismo mundial e fechou em alta de 7,6%. Os prejuízos nas bolsas, no entanto, já somaram US$ 1 trilhão.
Commodities em baixa
Crise nos mercados financeiros internacionais em setembro provocou a redução das cotações médias mensais dos principais produtos agrícolas negociados pelo Brasil no exterior. Na bolsa de Chicago, os grãos recuaram às menores médias em pelo menos seis meses.
Empresas pagam caro por recursos escassos
A falta de dinheiro na praça, em meio à crise de crédito internacional, forçou as companhias brasileiras a buscar alternativas para escapar do aperto ou cancelar suas operações.A Lojas Renner, uma das maiores varejistas de vestuário do país, desistiu da emissão de debêntures que havia sido anunciada no início do mês para bancar a aquisição da Leader, do Rio.
Brasil estuda ajuda do Tesouro a exportadores
O governo deve usar recursos do Tesouro para bancar parte da alta de custo dos exportadores provocada pela crise nos EUA, relatam Valdo Cruz e Sheila D’Amorim. OBNDES também poderá reforçar suas linhas de crédito destinadas a financiar exportações.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…