Categorias: Artigo

VAIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

                          “Tudo o que se suprime não é vaiado” (Eugênio Scribe)

Vinte e quatro horas após o caixão de Eduardo Campos descer à cova saiu apressadamente uma pesquisa da Datafolha. Os midiáticos que a promoveram não esperaram sequer a oficialização de Marina Silva como substituta de Campos, e ela apareceu com 12 pontos a mais do que o titular tinha anteriormente.

Pelos números divulgados, a provável candidata do PSB empatou tecnicamente com Aécio que manteve como Dilma, a mesma posição anterior. Não se sabe se as intenções para Marina saíram dos votos brancos ou dos que não opinaram na pesquisa de julho…

Isto certifica o que dizia Otto Von Bismarck, “nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada”. Em eleição, guerra e caçada, a amostragem da Datafolha é um gato escondido com o rabo de fora.

Apresenta um dado que assombra os que andam de ônibus ou metrô e fazem compras na feira e no supermercado: Atesta (?) que de julho para cá os “eleitores pesquisados” deram mais seis pontos de aprovação ao PT-governo, passando de 32% mês passado para 38% agora!

Esta subida – perdoem-me os autores da pesquisa – é uma mentira deslavada. Aliás, os índices da pesquisa são uma fraude. Não bastasse a inflação corroendo a economia dos assalariados, levantando o clamor público contra a carestia de vida, ainda temos as vaias!

Onde aparece a Presidente, candidata à reeleição, tome-lhe vaia. Assim foi em Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e no Rio de Janeiro. A manifestação de repúdios parece à Datafolha, que dá menos votos do que as milionárias verbas publicitárias do PT-governo.

O fenômeno da assuada e zombaria não é provocado apenas pela inflação, que os economistas da escola dos Irmãos Marx, Luiz Werneck Vianna e Maria da Conceição Tavares fazem questão de subestimar, provocando chacota nos círculos acadêmicos e empresariais. É certo que as vaias não saem somente do bolso, mas também das cabeças pensantes.

Qualquer pessoa bem ou mal informada acompanha os escândalos no seio da administração Dilma, como na revoltante situação da Petrobras abatida pela corrupção e irresponsabilidade. Todos os exemplos de malfeitos governamentais teem a participação de Dilma, no mínimo, graças à sua incompetência.

Mas, fazendo justiça: a Presidente é competentíssima para mentir, como fez na ajustada entrevista com a TV-Globo no Palácio do Planalto, dizendo que o PT-governo criou a CGU e que diminuiu a demanda por médicos com a traficância de médicos cubanos escravizados pela ditadura Castro. Pegou mal neste blá-blá-blá que recebeu uma tremenda vaia virtual pelo Twitter…

Pelas mentiras e asneiras, os apupos acompanham Dilma até em velórios, como se viu no enterro de Eduardo Campos. E para nos fazer de trouxas, a Datafolha omite as vaias que para o instituto não influem na opinião pública!

Uma coisa, porém é certa. A revolta dos apupos servirá para a eleição de outubro, para que os brasileiros derrubem da cena política o partido dos mensaleiros e doleiros, dos pelegos André Vargas, e dos ligados ao PCC, os “companheiros” Moura, Luiz e Sinval.

Tirá-los de cena como nos lembra uma passagem de Alexandre Dumas que, assistindo o ensaio de uma das suas peças, sempre ouvia exclamações e risos de jovens estudantes de teatro atrás de si; mas quando entrava determinado quadro da sua produção, os sons eram muxoxos e zunzuns. Dumas voltou-se e perguntou aos moços qual a razão da apreciação negativa. Uma das presentes candidata a atriz, disse-lhe: –“Porque esta cena é muito chata, não dá para acompanhar”.

Pelo prenúncio de futuras vaias, o autor do “Conde de Monte Cristo”, cortou imediatamente a cena do roteiro. É o que os brasileiros devem fazer: deletar o pesadelo chato que o lulo-petismo trouxe ocupando o lugar dos nossos sonhos… E de Dumas, temos também uma lição: “Para toda a espécie de mal, há dois remédios: o tempo e o silêncio”.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DOS ROBÔS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Nos dias de hoje os robôs estão presentes em toda parte; saíram dos laboratórios de pesquisa…

5 de maio de 2024 19h50

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05