Categorias: Artigo

TRAVESSIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Enquanto as piranhas comem, temos que passar ligeiro, Toque logo este boi velho que vale pouco dinheiro”.
Travessia do Araguaia (Tião Carreiro e Pardinho)

O cancioneiro popular brasileiro é riquíssimo. A cantoria nordestina a toada sertaneja descrevem capítulos da vida real com linguagem poética que encanta e emociona. A epígrafe deste artigo transcreve o sacrifício do ‘boi de piranha’, numa melodia simples e sentimental, “Travessia”, de Tião Carreiro e Pardinho.

É a história de um boi velho, abatido pelos anos. Ferido com aguilhões, sangrando é levado a entrar no rio, fervilhando de piranhas que o devoram aos poucos; enquanto isso, a boiada atravessa no anti-fluxo chegando salva à outra margem.

E, com poesia e romantismo, temos também “Travessia” intitulando o primeiro álbum de Milton Nascimento, uma jóia da música popular brasileira. Essas travessias que comovem e enternecem são antagônicas do cinismo gelado de Dilma, com o ponto no ouvido, repetindo uma cantilena marqueteira para se salvar.

O PT-governo é responsável pela crise que foi implantada no País a partir do segundo mandato de Lula da Silva, encoberto no primeiro da “Gerentona” vendida ao eleitorado e estourado nas primeiras semanas do segundo mandato de Dilma, não mais considerada uma ‘gerentona’…

A visível falência do ciclo lulista no poder, revelou que o ‘modo petista de governar’ imprimiu a incompetência e a corrupção na administração pública. Nos estertores, voltam a apelar para o Diabo para se salvar… Fazem justamente o contrário do que fez Moisés rezando a Jeová para livrar seu povo da escravidão no Egito.

A travessia do Mar Morto liderada por Moisés está na pauta científica. Um engenheiro do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA anunciou que pode provar que é verdadeira a descrição do Êxodo sobre a salvação dos israelitas.

Através de simulações no computador o pesquisador mostra que fortes ventos do leste poderiam fazer a água retroceder e formar uma espécie de ponte de terra criando um espaço suficiente para Moisés e seu povo atravessarem.

Cá entre nós, não há vento leste que abra caminho para que Dilma e seus parceiros escapem da pressão do povo e consequentemente da Justiça. A cada dia piora a situação do PT-governo, num turbilhão que envolve a economia, finança, política e ética, arrasando o discurso mentiroso do ‘País das Maravilhas’.

Na autêntica travessia do Brasil desfilam os desdobramentos da crise econômico-financeira contaminando todos os setores produtivos e estamentos sociais pela carestia de vida e aumento do desemprego.

A inadimplência subiu 19% frente ao ano passado; a emissão de cheques sem fundos foi recorde em julho e teve no mês a maior alta desde 2011. Com isto, o consumidor atrasa tarifas de telefone, condomínio e até mensalidade escolar dos filhos.

Apesar dessa tragédia promovida pelo lulo-petismo, o comissariado governamental e a hierarquia partidária não fazem autocrítica e, por ignorância ou má-fé, não encontram a saída pelos males que afligem a Nação.

Pelo contrário. O PT-governo reedita medidas do tempo de Mantega, providências que fracassaram especialmente o crédito subsidiado a grupos favorecidos. E o pior é que no giro desta volta ao passado, Dilma abusa dos discursos desconexos de falso otimismo.

As metas discursivas da Presidente levam-me ao rei Juan Carlos repreendendo as bobagens narco-populistas de Hugo Chávez: “Porque não te calas?”; e levando para o humor, recordo a Ofélia do programa Balança Mas Não Cai, magistralmente interpretada pela atriz Sônia Mamede.

Só abrindo a boca para dizer besteiras, a última travessia de Dilma foi falar “Vergo, mas não quebro”, aí a inteligência do tuiteiro Carlos Brickmann comentou na bucha: “Pois é, quem quebra é o País…”

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26