EUA ainda não sabem como socorrer os bancos
O novo secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, afirmou hoje que o governo ainda estuda uma série de opções para o projeto de socorro aos bancos. A idéia, segundo ele, é tentar diminuir ao máximo a participação do Estado na condução dos bancos, ou seja, Geithner deseja que eles continuem nas mãos do setor privado.
– Nós temos um sistema financeiro que está em mãos privadas, e é administrado por instituições privadas e nós faremos o melhor para que ele continue assim – afirmou.
Além da dificuldade de precificar o valor dos ativos podres, o governo americano não sabe qual a melhor forma de ajudar os bancos. Se simplesmente comprar os ativos, será acusado de socorrer a qualquer preço os banqueiros com dinheiro do contribuinte. Por outro lado, se assumir a gestão, será criticado por estatizar o sistema financeiro.
Na entrevista aos jornalistas americanos, o secretário não adiantou que opções seriam, nem mesmo se pretende mesmo colocar em prática a idéia de criar um banco para comprar ativos podres. Mas disse que o governo espera decidir e anunciar logo as ações que irá tomar.
Fonte: Miriam Leitão
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…