Categorias: Notas

‘Se afaste’

…Pede Simon ao presidente do Senado

Para ele, afastamento de José Sarney não significaria assumir culpa.
Mais cedo, Sarney afirmou existir uma ‘campanha midiática’ contra ele.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu nesta quinta-feira (25) que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), se afaste do cargo. “Se afaste”, pediu o senador no plenário.

Simon é um dos senadores mais antigos da Casa, estando em seu terceiro mandato. Sarney não está presente na sessão desta tarde. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) também pediu o afastamento de Sarney, em discurso na segunda-feira (22).

No início da tarde, antes do pronunciamento de Simon, Sarney divulgou nota afirmando existir “uma campanha midiática” para o atingir devido ao seu apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” desta quinta diz que um neto de Sarney teria sido favorecido em sua empresa que trata empréstimos consignados no Senado.

José Adriano Sarney negou em nota qualquer favorecimento. Seu pai, deputado Sarney Filho (PV-MA), também disse acreditar existir uma campanha contra seu pai por seu apoio ao presidente Lula. Sarney Filho disse lamentar que José Adriano tivesse sido envolvido na “disputa política.”

Simon afirmou em seu discurso em plenário que o presidente do Senado não pode ficar no cargo para responder as denúncias que envolvem sua família, como o mordomo que seria contratado pela filha, Roseana Sarney, ou os negócios do neto.

Para Simon, a crise da Casa impõe o afastamento do presidente do Senado. “No início já disse isso, não na tribuna, não para a imprensa. Mas, o presidente Sarney deve se afastar deste processo para o bem dele, da família dele, da sua história e desse Senado”.

O senador afirmou que a sensação de que Sarney teria de deixar o cargo o acompanha há um mês. Na visão de Simon, o afastamento não seria a aceitação de culpa.

Assista ao vídeo aqui

Fonte: O Globo
Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: SarneySimon

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00