Categorias: Notas

São Silvestre

A 85ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, mais tradicional corrida de rua do Brasil, teve início na tarde desta quinta-feira. Às 14h40 (horário de Brasília), partiram os cadeirantes e handcycle (masculino e feminino). Às 14h45, saíram os demais atletas com deficiência. A elite feminina da prova começou a correr às 16h25. Às 16h42, partiram a elite masculina e as demais categorias.

Ao todo, mais de 21 mil pessoas se inscreveram para participar da corrida, que teve, como tradicionalmente, grande presença de anônimos fantasiados, que alegraram a avenida Paulista, onde ocorre a largada da prova.

Mais uma vez, os africanos são os favoritos ao título. No masculino, o nome da vez é o do queniano Robert Cheruiyot, campeão da São Silvestre em 2002, 2004 e 2007.

No feminino, as mais cotadas são a queniana Margarete Okayo (campeã em 2003 e vencedora da Maratona de Nova York deste ano), a sérvia Olivera Jevtic, três vezes vencedora da prova em São Paulo, e a etíope Derartu Tulu, campeã em 1994.

Os brasileiros não sobem ao ponto mais alto do pódio desde 2006, quando Frank Caldeira e Lucélia Peres venceram a prova.

Para diminuir o domínio dos africanos, no último mês de janeiro, a pedido de treinadores e atletas, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) criou uma norma limitando a participação de estrangeiros a três por país nas principais provas do calendário nacional – para a São Silvestre, os dirigentes abriram uma exceção, de maneira que o Quênia, por exemplo, possui cinco atletas inscritos.

Fonte: Diário do ABC
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: São Silvestre

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00