Categorias: Notas

R$ 2 bilhões

Era só o que faltava a Caixa emprestar para a Petrobras

É um absurdo esse empréstimo de R$ 2 bilhões da Caixa Econômica para a Petrobras. A Caixa tem outras prioridades, como investir em infra-estrutura e financiar a construção civil. Essas são suas funções específicas.

Uma empresa do porte da Petrobras tem plena capacidade de captar recursos com qualquer outro banco do país porque é a maior empresa brasileira. Tem capacidade inclusive de captar com bancos estrangeiros, sem dificuldades.

O governo tem anunciado superávits recordes, mas quando se olha para dentro dos números, percebe-se que as estatais têm déficit. Os gastos de custeio continuam em alta e, agora, o governo resolve colocar mais dinheiro público subsidiado nas próprias estatais. É o governo financiando o próprio governo.

Isso vai fazer com que falte crédito, ou no mínimo ele fique mais caro, para aquelas empresas que não têm outra fonte de captação que não a Caixa Econômica Federal.

Era só o que faltava.

Fonte: Miriam Leitão

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03