O PSOL entrou com um pedido de impeachment contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), na Câmara Legislativa, nesta quarta-feira (2). O pedido do PSOL é o terceiro protocolado na Casa: ontem dois advogados já fizeram pedidos com teor semelhante.
Também hoje um quarto pedido foi feito pelo pastor Osésa Rodrigues de Oliveira, que representa a Ordem dos Ministros Evangélicos do Gama. A Constituição permite que qualquer cidadão faça o pedido de impedimento. Amanhã deve ser a vez da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal.
Ao menos dez deputados (dois deles suplentes), além de Arruda e três secretários do Distrito Federal são suspeitos de participar de pagamento de propinas no governo do DF, esquema investigado pela Polícia Federal.
A oposição do DF e diversos movimentos sociais capitaneados pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) farão outro pedido de impeachment na tarde de hoje. Este último será o pedido levado ao plenário pela oposição da Câmara, formada pelo PT e PDT. O PSOL não tem representação na Câmara local.
O trâmite regimental só permite que o pedido vá à votação no plenário da Casa depois de ser publicado em um diário oficial do DF, geralmente no dia seguinte ao protocolamento.
O pedido necessita da aprovação de 16 dos 24 deputados distritais. A ideia do PT, de acordo com Cabo Patrício, o novo presidente da Câmara após o afastamento de Leonardo Prudente (DEM) – também envolvido no escândalo -, é votar o pedido já nesta quinta-feira (3).
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…