Inflação virou ‘problema secundário’
Até os economistas mais entendidos de inflação estão dizendo que ela virou problema secundário. Essa foi a explicação dada pelo economista-chefe da Concórdia Corretora, Elson Teles, para ilustrar o cenário após a nova deflação divulgada hoje pela FGV na primeira prévia do IGP-M de janeiro, de 0,31%.
De acordo com Teles, os motivos são os mesmos já expostos várias vezes aqui no blog: redução dos preços internacionais das commoditites agrícolas e minerais e fraca pressão do consumo, que tem impedido repasses de preços com a alta do dólar. Com isso, Teles já projeta que o IPCA de 2009 fique entre 4,5% e 5%:
– A situação está tranquila e no momento a inflação virou problema secundário. O mercado está revendo para baixo as projeções e já não descarto que o IPCA feche o ano em cima do centro da meta de 4,5% – afirmou.
Com isso, Teles afirmou que já há economistas prevendo um corte de até um ponto percentual na próxima reunião do Copom, marcada para os dias 20 e 21 deste mês. A Concórdia, no entanto, ainda aposta num corte menor, de 0,50 ponto percentual.
– Tem muita gente apostando que a queda no nível de atividade vai fazer o BC acelerar logo em janeiro o ritmo de corte de juros – afirmou.
Fonte: Miriam Leitão
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…