Categorias: Notas

Pressionado por índios, coordenador da Funasa diz que pedirá demissão

Encontro durou uma hora e foi no prédio do órgão, no Centro de SP.

Índios pedem saída de Raze Rezek e haverá outra reunião na quarta (6).

Terminou em bate-boca a reunião entre lideranças indígenas e o coordenador da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em São Paulo, Raze Rezek, na noite desta  terça-feira (5), no Centro de São Paulo. Os índios querem a saída do funcionário, que afirmou que pedirá sua demissão.

Um novo encontro está programado para as 10h desta quarta-feira (6). Até lá, os representantes de 37 aldeias paulistas disseram que passariam a noite no edifício, localizado na Rua Bento Freitas, no Centro.

A reunião durou uma hora e foi acompanhada pelo delegado da Polícia Federal Flávio Trivella. “O senhor foi bem claro em reiterar a sua demissão. Não vamos aceitar que passem o melado na nossa boca”, gritou o cacique Darã, um dos líderes do movimento.

Acuado, Rezek disse que a saída do cargo não depende dele, mas do presidente da Funasa, Danilo Forte. A intenção é que o coordenador do órgão em São Paulo ligue para o superior em Brasília para resolver sobre a exoneração nesta quarta. O coordenador diz que, em 2008, chegou a pedir demissão e ela não tinha sido aceita.

A discussão ocorreu em um corredor apertado do prédio da Rua Bento Freitas e diante dos jornalistas e policiais federais. Trivella tentou acalmar a situação, lembrando que o grupo tem novo encontro para conversar melhor.

Os líderes indígenas reclamam que, após três anos na atividade, Rezek nunca visitou as aldeias. O funcionário da Funasa, afirmou, no entanto, estar no posto há um ano e meio. Ele chegou ao local escoltado por quatro carros da Polícia Federal (PF).

Fonte: Carolina Iskandarian/Do G1

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00