Categorias: Notas

PIB americano surpreendeu, mas análise indica recessão

Hoje os EUA divulgaram retração do PIB americano em 0,3%. Embora a taxa tenha sido melhor do que média das previsões, não é boa a análise que se faz quando se olha todos os números que compõem o indicador.

Segundo o economista Filipe Albert, da Tendências Consultoria, o que fez com que o PIB americano caísse menos do que o esperado foram os gastos do governo com a indústria bélica. Para se ter uma idéia, a média trimestral desde 2005 era de crescimento dos gastos do governo de 1,9%. Neste trimestre, saltou para 5,8%. Isso significa que as chances dessa variável ser repetida no mesmo patamar no 4º tri são muito pequenas.

Além disso, com o agravamento da crise financeira, as outras variáveis que compõem o PIB vão sofrer muito. Vale lembrar que o Lehman Brothers quebrou no dia 15 de setembro, 15 dias antes do fechamento do terceiro trimestre. Então, o pior da crise não entrou neste trimestre.

O consumo das famílias deve continuar baixo, por conta da diminuição da renda e do valor das casas dos americanos; com a redução do comércio global e o fortalecimento do dólar, a economia americana deve exportar menos; a formação de estoques também deve ser menor com a perspectiva de menor consumo; e os investimentos devem cair por conta do enxugamento do crédito.

– Neste trimestre, embora tenha caído menos, os números não foram bons. O consumo das famílias caiu 3,1% numa taxa anualizada, e a formação bruta de capital fixo recuou 5,6%, por exemplo. Tudo indica que caminhamos para uma nova retração no 4º trimestre. Aí teremos oficialmente uma recessão nos termos clássicos – explicou Albert.

Fonte: Miriam Leitão
Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DOS ESPÍRITOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…

8 de dezembro de 2025 9h23

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36