Categorias: Notas

Para recordar filmes clássicos

UMA RUA CHAMADA PECADO (1951)

Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica (Vivien Leigh), vai visitar sua irmã grávida (Kim Hunter), em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa chamar de seu, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi.

Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.


Direção: Elia Kazan

Roteiro: Oscar Saul, baseado em peça de Tennessee Williams

Produção: Charles K. Feldman

Música: Alex North

Direção de Fotografia: Harry Stradling Jr.

Direção de Arte: Richard Day

Figurino: Lucinda Ballard

Edição: David Weisbart

Elenco:

Vivien Leigh (Blanche DuBois)

Marlon Brando (Stanley Kowalski)

Kim Hunter (Stella Kowalski)

Karl Malden (Mitch)

Rudy Bond (Steve)

Nick Dennis (Pablo)

Peg Hillias (Eunice)

Wright King (Colecionador)

Richard Garrick (Médico)

Mickey Kuhn (Vendedor)

Premiações:

– Ganhou 4 Oscars: Melhor Atriz (Vivien Leigh), Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Hunter), Melhor Ator Coadjuvante (Karl Malden) e Melhor Direção de Arte. Recebeu ainda outras 8 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Marlon Brando), Melhor Fotografia em Preto e Branco, Melhor Figurino em Preto e Branco, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Roteiro.

– Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Kim Hunter).

– Ganhou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz (Vivien Leigh), no Festival de Veneza.


Curiosidades:

– A atriz Jessica Tandy era inicialmente a preferida para interpretar a personagem Blanche DuBois em Uma Rua Chamada Pecado, pois já havia interpretado o papel na Broadway. Entretanto, Vivien Leigh terminou ficando com o papel devido a questões de bilheteria, pois o nome de Leigh atrairia mais público aos cinemas do que o de Tandy.

– Olivia de Havilland chegou a ser contactada para assumir o personagem Blanche DuBois, ainda antes da contratação de Vivien Leigh, mas terminou recusando o papel.

– Todos os atores de Uma Rua Chamada Pecado já haviam interpretado os mesmos papéis na Broadway. A exceção fica por conta de Vivien Leigh, que havia interpretado Blanche DuBois em Londres apenas.

– Na época de seu lançamento, Uma Rua Chamada Pecado foi exibido com 3 minutos a menos, devido a cenas censuradas na época.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá
Temas: Marlon BrandoVivien Leigh

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00