O SALÁRIO DO MEDO (1953)
Neste thriller, quatro homens vivendo em uma situação precária num vilarejo da América do Sul recebem uma oferta tentadora financeiramente, porém perigosa. Eles devem atravessar o país com dois caminhões carregados de explosivos e levá-los até um poço de petróleo.
Elenco:
Yves Montand, Charles Vanel, Véra Clouzot, Peter van Eyck, Folco Lulli, William Tubbs, Darío Moreno, Jo Dest, Antonio Centa, Darling Légitimus, Luis De Lima
Direção: Henri-Georges Clouzot
Roteiro: Henri-Georges Clouzot e Jérôme Géronimi, baseado em livro de Georges Arnaud
Produção: Raymond Boderie e Henri-Georges Clouzot
Música: Georges Auric
Fotografia: Armand Thirard
Desenho de Produção:
Direção de Arte: René Renoux
Premiações:
– Ganhou o BAFTA de Melhor Filme.
– Ganhou o Grande Prêmio do Festival e uma Menção Especial (Charles Vanel), no Festival de Cannes.
– Ganhou o Urso de Ouro, no Festival de Berlim.
Curiosidades:
– O Grande Prêmio do Festival de Cannes, ganho por O Salário do Medo, é o equivalente da época à hoje chamada Palma de Ouro.
– Em seu lançamento nos Estados Unidos O Salário do Medo sofreu um corte de 21 minutos. As cenas cortadas mostravam os interesses comerciais dos Estados Unidos na exploração da América Latina.
– Refilmado como O Comboio do Medo (1977).
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…
Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…