Categorias: Notas

Para recordar filmes clássicos

A GENERAL (1927)

Buster Keaton (Joseph Frank Keaton, Kansan, 04/10/1895 – San Fernando, Califórnia 01/02/1966, considerado um dos gênios do cinema mudo. Ator, roteirista, diretor e, muitas vezes, produtor de seus filmes, Keaton (o apelido “Buster” ganhou do mágico Houdini), praticamente começou sua carreira aos três anos e nunca parou: seus pais, Joe e Myra, eram artistas de Vaudeville e em 1917, já em Hollywood, Keaton começava uma carreira que nunca abandonaria.

Ao lado de outro comediante histórico, Fatty Aruckle (O Chico Bóia, 1883-1934), fez 16 comédias de uma bobina em apenas três anos e, passando depois a trabalhar em suas próprias produções se tornaria um dos nomes mais populares do cinema nas décadas de 1920 – com filmes como “Nossa Hospitalidade”, “Marinheiro por Descuido”, “Os Sete Amores” e, especialmente, “A General” (1927), considerada sua obra-prima.

Buster Keaton, um criador da mesma voltagem que Charles Chaplin – embora só tardiamente (a partir de 1962, quando a Cinemateca Francesa fez um retrospectiva e foi homenageado em Veneza) reconhecido em sua dimensão.

A vida de Keaton não foi um mar de rosas. Embora tivesse se tornado rico e famoso ainda jovem, um contrato que fez com o terrível Louis B. Mayer, na MGM o prejudicou, pois subordinado às regras do “Raja” de Hollywood teve limitações em sua inventividade e vários projetos fracassaram.

Um divórcio de sua primeira mulher, Natalie, levou seus bens e se tornou alcoólatra. Voltaria, é claro, ao cinema fazendo participações em filmes clássicos (1950, “Crepúsculo dos Deuses”, de Billy Wilder; “Luzes da Ribalta”, l952; “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, 58, de Michael Anderson), no final de sua carreira, após aparecer em “Deu a Louca no Mundo” (62, de Stanley Kramer) e na transposição ao cinema do musical da Broadway, “Um Escravo das Arábias em Roma” (66, da Richard Lester) apareceu numa série de filmes sobre jovens roqueiros rodados pela American International.

Fonte: melhoresfilmes.com
Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

ABRACADABRA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Defendo que cada pessoa pode adotar a religião que quiser. Pode adorar o sol, reverenciar o…

2 de fevereiro de 2026 21h20

CÃES E HUMANOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Polícia Civil de Santa Catarina fazendo investigações e apreensões para reunir provas, identificou quatro adolescentes…

27 de janeiro de 2026 22h03

DO TEMPO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Escrevi no ano passado um artigo com o mesmo título, “DO TEMPO”, que na História e…

23 de janeiro de 2026 9h42

DOS VENENOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) O noticiário televisivo nos traz numerosos casos de envenenamento ocorridos em família, entre vizinhos e desafetos.…

14 de janeiro de 2026 18h06

DA VOLTA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Meditando no Mosteiro de Santa Catilina de Siena (B.A.) considerei ficar e lutar pelo imperativo da…

8 de janeiro de 2026 22h25

DOS ESPÍRITOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…

8 de dezembro de 2025 9h23