Categorias: Notas

Para recordar filmes clássicos

TOURO INDOMÁVEL (1980)

O pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de “o touro do Bronx”, sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo.

Elenco:

Robert De Niro (Jake La Motta)

Cathy Moriarty (Vickie La Motta)

Joe Pesci (Joey La Motta)

Frank Vincent (Salvy)

Nicholas Colasanto (Tommy Como)

Theresa Saldana (Lenore)

Mario Gallo (Mario)

Frank Adonis (Patsy)

Direção: Martin Scorsese

Roteiro: Paul Schrader e Mardik Martin, baseado em livro de Jake LaMotta, Joseph Carter e Peter Savage

Produção: Robert Chartoff e Irwin Winkler

Música: Robbie Robertson

Direção de Fotografia: Michael Chapman

Premiações:

– Ganhou 2 Oscars: Melhor Ator (Robert De Niro) e Melhor Montagem, além de ter recebido outras 6 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci), Melhor Atriz Coadjuvante (Cathy Moriarthy), Melhor Som e Melhor Fotografia.

– Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Drama (Robert De Niro), além de ter recebido outras 6 indicações: Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci), Melhor Atriz Coadjuvante (Cathy Moriarthy), Melhor Roteiro e Melhor Revelação Feminina (Cathy Moriarthy).

Curiosidades:

– O próprio Robert DeNiro teve que convencer o diretor Martin Scorsese de que poderia interpretar o pugilista Jake LaMotta. Para tanto, treinou boxe durante um ano com o próprio LaMotta e ainda engordou 25 quilos, para interpretar o pugilista aposentado.

– As filmagens de Touro Indomável foram suspensas por 2 meses para que Robert De Niro pudesse engordar o suficiente para interpretar o personagem Jake LaMotta aposentado.

– Durante as filmagens, Robert De Niro acidentalmente quebrou uma costela de Joe Pesci, em uma cena em que ambos lutavam, como sparring. Esta cena inclusive está em Touro Indomável.

– Este é o 1º de 6 filmes em que Robert De Niro e Joe Pesci atuam juntos. Os demais foram Era Uma Vez na América (1984), Os Bons Companheiros (1990), Desafio no Bronx (1993), Cassino (1995) e O Bom Pastor (2006).

– Touro Indomável é a estréia da atriz Cathy Moriarthy no cinema.

– Os efeitos sonoros dos socos foram feitos utilizando o som de melões e tomates sendo esmagados.

– No roteiro original havia uma cena que mostrava Jake LaMotta se masturbando na prisão. Esta cena não chegou a ser rodada, sendo cortada ainda na elaboração da versão definitiva do roteiro.

– Foi o veterano cineasta inglês Michael Powell quem aconselhou Scorsese a filmar em preto e branco. Apenas os filmes caseiros de Jake LaMotta são coloridos, em Touro Indomável.

– Nas cenas em preto e branco foi utilizado chocolate em cena, para representar sangue nas cenas do filme.

– A trilha sonora alterna trechos da ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni, com canções populares, como a brasileira “Não tenho lágrimas”.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Martin Scorsese

Textos Recentes

DOS ESPÍRITOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…

8 de dezembro de 2025 9h23

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36