Categorias: Notas

Os vampiros e os patetas

A crise acaba de consagrar a Petrobras como sede oficial da DisneyLula.

Depois de morder 2 bilhões de reais da Caixa Econômica em tempo de crédito escasso, depois de eleita principal beneficiária da ajuda de 20 bilhões de reais do BNDES às empresas, a estatal “enferma” anuncia um lucro líquido de 34 bilhões de reais – 50% maior que o de 2007.

A Petrobras é mesmo um grande parque de diversões. Os brinquedos são o dinheiro público e o Pateta é o contribuinte.

Depois de passar de 100 dólares, o preço internacional do barril de petróleo despencou para menos da metade. Sabem em quanto a Petrobras reduziu o preço do óleo no mercado interno? Zero. Os chefes daquele pedaço de paraíso sindical explicaram que é para preservar a empresa do risco das oscilações…

A única coisa que nunca oscila, com crise ou sem crise, é a teta generosa da estatal-mãe.

Com seu mundo maravilhoso de convênios, apoios e cargos, muitos cargos, ela é capaz de desencravar milhões e milhões de unhas – para usar a expressão imortalizada pelo nosso Delúbio. E, claro, jorrar dinheiro para o fundo de pensão, locomotiva pirata do governo popular.

Surge agora a notícia de que a Petrobras deixou à míngua os projetos de música, teatro, dança e festivais. É a crise.

Os patetas não haverão de estranhar. A cultura pode esperar. Enquanto isso, vamos aplaudindo o espetáculo do enriquecimento da república dos pelegos.

Guilherme Fiúza, jornalista

(Do Blog Política e tudo mais)

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03