Categorias: Artigo

OS CHATOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

Há duas espécies de chatos: os chatos propriamente ditos e os amigos, que são os nossos chatos prediletos” (Mario Quintana)

Tive uma amiga francesa, Melanie, que morou algum tempo no Rio e era uma fumante inveterada, e viciada naqueles Gauloises (que como o Hollywood no Brasil, deixaram de ser fabricados). Ela gastava tempo e dinheiro para trazer da França os cigarros de sua preferência.

Certa vez, reunimos alguns amigos, e entre eles um chato – em qualquer grupo que se forme há sempre um chato -, este maçante, vendo Melanie acender um cigarro após outro provocou-a: -“Do jeito como você fuma, com este gasto poderia comprar um carro… “.

Minha amiga não se conteve, virou-se para mim e disse em voz alta: – “Sabe, ‘Mirranda’ (nunca perdeu o sotaque), em francês, nós chamamos os chatos de ‘raseurs’”, e sem olhar o provocador, deu uma golada no chope….

Misturando o português castiço com a gíria, a palavra Chato é adjetivo, o que não tem relevo; liso, plano, rasteiro; e também substantivo, piolho pubiano que produz prurido. O chato que me referi acima foi usado com referência ao inseto parasita que atiça irritante coceira. A palavra dicionarizada tem etimologia latina, “plattus,a,um“, e do grego “platôs”, ambas com o sentido de plano.

No sentido de plano, sem relevo, liso e rasteiro nos leva a um chato recém-aparecido, defensor da suspeita filosofia baseada no obscurantismo religioso e na idiotia política, que adotou a tese absurda e anticientífica de que a Terra é plana…. Os “terraplanistas”.

Imperdoável é também o “chato de galocha” que aporrinha a gente no Twitter, defendendo as insanidades negativistas do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e do adepto fervoroso dele, Jair Bolsonaro. A chatura é tanta que não vêm que Trump já recuou, fez autocrítica e até se vacinou.

Entretanto, parado no tempo, Bolsonaro continua o mesmo com a cabeça embotada pelos 28 anos sentado na cadeira de deputado federal do Baixo Clero, fazendo sindicalismo fardado para integrantes das FFAA e polícias militares…. Mas os chatos continuam seguindo-o subalternamente com ataques xenófobos à China. Alguma coisa lhes diz, no inconsciente, que antigamente naquele país (não sei como é nos dias atuais), a lei punia os chatos que azucrinavam os professores com a mesma pena dos batedores de carteira.

Com os inúmeros exemplos de chatos que temos no Twitter conjugando o verbo “Chatear”, espero que ninguém confunda “Chato” com “Chat”, termo que entrou na Web e é usado nas redes sociais, significando conversação, ou mais informalmente, bate-papo.

Outro termo derivado de Chato, como o verbo Chatear, é “Chatice”, que designa amolação, vista na maçada que assistimos com o Governo Bolsonaro indicando um novo subministro da Saúde, e mantenha dois, um de direito, outro de fato….

Até o momento em que encerro este texto, nada saiu no DOU, nem o afastamento, nem a nomeação. Sei disto porque que tenho lido o DOU, curioso em saber como virá a demissão do ministro-general Eduardo Pazuello, após ele repetir nove vezes que não pediria demissão.

O novo figurante do Ministério da Saúde, é o cardiologista paraibano Marcelo Queiroga, escolhido pela Familiocracia; ele fazia declarações pró-ciência; mas parece que já se ajustou ao comando negacionista, dizendo que “a política é do Governo Bolsonaro, não do ministro”; e com isto renuncia à autonomia no cargo.

Quanto isto, nós aqui, dos andares de baixo, vemos que o poeta Quintana tinha razão, temos nossos chatos de predileção; eu mantenho uma meia dúzia de três ou quatro no Twitter, e me divirto vendo-os defender convictos a insanidade presidencial e tentar convencer de que as mentiras de Bolsonaro são mentiras verdadeiras….

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00