Categorias: Comentário

OPINIÃO

CONTRADIÇÕES DIALÉTICAS

Fu-Xi, foi um filósofo que se tornou imperador de China nos três mil anos a.C… Há discussões sobre ele tenha existido realmente ou se é um personagem mitológico; mas não importa: a História do Povo Chinês registra que foi Fu-Xi o inventor da escrita e o autor do estudado e citado Livro das Mutações, o I-Ching.

Esta “bíblia” chinesa ensina os métodos de cozinhar, caçar, pescar, fabricar armas de metal e fazer pólvora. Instituiu a adoração de um deus invisível, de quem apenas se ouve a voz pelo trovão, e é simbolizado como um dragão.

Para os estudiosos, estabeleceu um sistema filosófico condensado através do desenho denominado Yin-Yang, hoje conhecido no mundo inteiro. Todos conhecem o círculo que tem um “S” dividindo-o ao meio com um dos lados branco com um pontinho preto, e o outro lado é preto com um pontinho branco.

Compõe a dialética universal dos contrários do que existe na Natureza pelo princípio da dualidade, onde o positivo e o negativo se opõem e se completam, mantendo assim o equilíbrio das coisas.

No Ocidente, filósofos antigos nos trouxeram a ideia da “Mônada”, átomos da natureza que se integram também como negativos e positivos, embora sejam únicos, indissolúveis e indestrutíveis. Descartes desenvolveu esta ideia mais tarde adotada por Leibniz, com uma ressalva sobre a substancialidade da composição atômica.

Filósofos modernos levaram a ideia das contradições dialéticas na Natureza para além da Filosofia, aplicando-a à Economia e na Política. Entre eles, temos Hegel, idealista, e Marx, materialista. A partir deles introduziu-se a Dialética nos conceitos da ideologia.

O pensamento marxista usa-a como a análise histórica da luta de classes, e os liberais aplicam-na como o princípio da unidade de quantidades opostas.

A contradição dialética chega à política brasileira polarizada entre os extremos pretensamente ideológicos. Com isto, firmou-se uma falsa contradição entre os protagonistas da “direita” e da “esquerda”, Bolsonaro e Lula, partilhando na demagogia populista e na corrupção. Eles representam a “dialética da fraude”.

Fraude sim, porque não são nem de “Direita” nem de “Esquerda”; eles sequer sabem o que representam estas tendências políticas, posições alicerçadas em bases que nem Bolsonaro nem Lula obedecem.

A verdadeira Direita não se alia a trapaceiros, é contra a corrupção e defende um império da Lei; a Esquerda autêntica repudia a pelegagem sindical, não convive com políticos desonestos e contesta a Justiça de doutrinas abstratas.

Esses dois malandros se enfrentam para enganar o eleitorado assumindo-se de Direita e Esquerda, na rivalidade dos cordões azul e encarnado e dos pastoris natalinos. O quadro encenado pelos polarizadores passa longe o simbolismo do Yin-Yang, na sua simplicidade.

Para seus ignorantes seguidores a contradição dialética tem pouco valor; não é como as joias que os chefes de Estado recebem como o patrimônio histórico, mas usufruem e negociam com a aquiescência dos fanáticos adoradores de políticos corruptos.

O povo brasileiro deve se levantar do berço esplêndido da demagogia dispensando os lençóis da polarização espúria. Está chegando de darmos um basta! Formemos um movimento centrista, democrático. antidemagógico e anticorrupção.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03