Mais racional
Qualquer sistema de avaliação de conhecimento que passe ao largo da decoreba, exclua armadilhas para eliminar candidatos, teste a capacidade de raciocínio e não se assemelhe a uma batida de pênalti – é acertar ou errar – está a léguas à frente do arcaico vestibular. Quantos entraram na Universidade porque se adestraram em cursinhos para essa espécie de corrida de 100 metros rasos, quando a melhor prova para se testar a capacidade de um vestibulando seria a maratona?
Eis por que é válida a proposta do ministro da Educação, Fernando Haddad, de as universidades federais adotarem uma nova versão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com mais questões – passaria de 63 para 200 -, mantida a redação, um teste fundamental para avaliar a articulação de ideias.
O GLOBO
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…