Categorias: Artigo

O TEMPO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

”Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, o tempo sempre vai elucidar tudo” (Chaplin)

A melhor vacina contra o stress está em nossas mãos sem que saibamos. É a espera do tempo passar e recuperar-se a cada hora que passa. Vai-se tranquilamente lubrificando o corpo e a mente para tudo ficar bem.

Sujeita ao autocontrole, a ansiedade passa, mas é preciso ter paciência porque, como escreveu Shakespeare, “o tempo é muito lento para os que esperam; muito rápido para os que tem medo; muito longo para os que lamentam; muito curto para os que festejam; mas, para os que amam, o tempo é eterno”.

Ocorre, porém, que ao mesmo tempo em que o tempo traz benefícios, corrói a memória. Hoje trago o número do meu celular anotado, enquanto 70 anos atrás, da minha turma de 90 alunos no curso de Direito, eu tinha de cor o nome de quase todos os colegas, sua origem geográfica e o número de quem tinha telefone….

Assim, pela memória enfraquecer, já não me lembro se publiquei anteriormente a fantasiosa definição do tempo que o poeta persa Saadi Musarriff, descreveu-o para o filho adolescente; por via das dúvidas, faço-o de novo:

“Existe uma ilha montanhosa no meio do oceano. De mil em mil anos pousa-lhe um pássaro pela madrugada e bica o solo rochoso durante todo o dia, e volta à noite para onde veio com um grão de areia no bico. Mil anos depois, retorna cumprindo a mesma tarefa, e quando tiver assolado toda ilha, terá transcorrido o primeiro dia da eternidade”.

Citei o pensamento como a memória guardou como a Esperança no fundo da caixinha de Pandora depois de todos males do mundo se derramarem nos ares, mas sei que o recado está dado para os que desdenham do tempo num permanente feriado da mente.

Para estes, a visão do Eterno é um ouro de tolo que reluz sem nenhum valor. Embora muitos tenham decorado versículos inteiros da Bíblia, ignoram que o Deus que dizem adorar exige o cumprimento de Suas leis, o que não fazem por fanatismo partidário, fechando os olhos para a violência política e aplaudindo a tortura ditatorial.

Aos falsos cristãos (vendilhões do templo ou crentes de butique) nunca é demais lembrar que não se pode esconder a verdade, nem varrer para debaixo do tapete o que se faz, porque o tempo revelará tudo.

O arrependimento tardio pouco adiantará para o castigo que vem da consciência e fustiga o transgressor que não ouvirá a harmonia celestial. O Deus dos judeus e dos cristãos é um guardião feroz (está nos textos sagrados) de suas diretrizes e castiga quem os despreza.

Para cada um de nós, o tempo é uma fortuna que devemos amealhar do mesmo jeito como a plena atividade física e mental e o amor à vida. Gastar o tempo de graça é uma bobagem imperdoável. O tempo deve ser aproveitado ao máximo, como eu refleti nas 72 horas que passei numa UTI fazendo testes para ver como está funcionando o coração….

Nunca imaginei que ao sair – como um refém liberto do cativeiro – me deparasse com a insanidade golpista posta em prática pelo psicopata Bob Jeff. Nada me afasta a ideia de que tudo foi planejado e felizmente não deu certo.

O vanguardeiro desastrado do bolsotrumpismo golpista mantinha em casa um arsenal com metralhadoras e granadas; e convocou seus sabujos para apoiá-lo. Esses apoiadores não são cúmplices? De onde vieram as armas mortíferas e munições?

A investigação deve ser acurada. Não devemos desistir de apurar a verdade embutida na condenável resistência â uma medida judicial e no enfrentamento criminosos contra a Polícia Federal, cumpridora do mandato.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00