Categorias: Artigo

O ESCORPIÃO

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Um escorpião não tece teias ou cria armadilhas, mas a sua astúcia é mortal”.  (Pablo Meneghel Martinez)

A criação das fábulas como gênero literário, deve-se a Esopo, um escravo grego que viveu nos anos 620—560 a.C..  Contando histórias com ensinamentos morais, ele conquistou grande fama, a cidadania livre e a imortalidade literária.

Os países que dão atenção à educação infantil adotam as fábulas pedagogicamente com uma dupla finalidade: a facilidade no aprendizado da leitura e a reprodução do que leu, e a formação moral e ética do alunato.

No Google há dezenas de fábulas de Esopo, e uma delas nos leva ao momento político que atravessamos: “A rã e o escorpião”. Uma sinopse esclarece a razão disto:

Um escorpião estava à beira de um rio imaginando como poderia atravessá-lo sem saber nadar. Ao ver uma rã sobre a grama pegando sol, engendrou uma farsa puxando conversa com ela: -“Você é capaz de atravessar este rio? ”  Perguntou.

– “Sim, quando quero sempre o atravesso”, respondeu o ranídeo que, desconfiado, perguntou: – “Porque você quer saber? ”. O escorpião com voz macia e sedutora disse que achava uma felicidade fazer isto, mas não sabia nadar; e pediu – “Rãzinha, você poderia transportar-me nas suas costas para a outra margem?”

– “Poder eu posso, mas como terei a certeza de que não me matarás com sua ferroada venenosa? ”, retrucou a rã. Com mais brandura na voz, o escorpião argumentou que se assim fizesse morreria afogado; – “Não tenha medo, minha querida”…

A rã então concordou levando-o nas costas. Ao chegar à metade do fluxo sentiu uma dolorosa picada e um entorpecimento que lhe tirava as forças. – “Você nos matou, escorpião, porque fez isto?”. O escorpião, com desdém, disse: – “Não pude evitar. É da minha natureza…”

Na conjuntura brasileira, vemos que a natureza do escorpião lulo-petista vem do DNA da pelegagem e se alimenta nos exemplos que vêm da Pátria Grande, a Venezuela chavista de Maduro e Diosdato Cabello, escorpiões narco-populistas que ferroam o povo venezuelano.

Falsos democratas, fingiram aceitar o resultado das urnas, mas perdendo, manobraram os pelegos da Assembleia Nacional para envenenar o poder legislativo. Tiraram a rede de TV (ANTV) do Parlamento doando-a a um grupo chavista; e foram mais além ao cinismo, criando um poder paralelo ao Congresso, um tal de “Parlamento Comunal Nacional”.

Essa difusão epidêmica dos venenosos escorpionídeos também vem destruindo o Brasil e desanimando o povo brasileiro. A ferroada dos pelegos acabou com os sindicatos e as organizações estudantis. Também desconstruiu as FFAA, pondo-as a serviço de polícia e usando o Exército em tarefas árduas e perigosas, da construção de estradas ao combate às drogas e ao mosquito da dengue…

Aqui, um coletivo de escorpiões mostra sua índole e a força ativa da maldade, corrompendo, destruindo e matando. Acaba com a Petrobras, rouba a Hemobras, estoura a barragem de Mariana, mistura com água, urina e ácidos o leite, falsifica o iogurte e o queijo, e põe sempre um ovo podre na embalagem…

O Escorpião-Executivo é representado por uma governanta que comete um crime contra a Lei de Responsabilidade Fiscal; o Escorpião-Legislativo faz uma reprodução agâmica de corruptos, e o Escorpião-Judiciário rasga a Constituição e fere profundamente a República, intervindo no Poder Legislativo.

Esses enxames de escorpiões são pragas que devem ser exterminadas com urgência, nos seus ninhos.  Acorda Brasil!

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26