Categorias: Notas

‘O Capital’ de Karl Marx será tema de musical na China

A principal obra do pensamento do filósofo alemão Karl Marx, O Capital, vai ser transformada em musical na China, com estréia prevista para o ano que vem.

O estudo político-econômico sobre o capitalismo deverá se transformar em uma colorida narrativa ambientada em uma empresa onde os operários estão insatisfeitos com as condições de trabalho.

Na trama, eles descobrem que estão sendo explorados por um chefe inescrupuloso que só pensa em lucros e se revoltam.

Os trabalhadores decidem agir, mas não conseguem chegar a um acordo. Alguns empregados se amotinam, outros tentam barganhar coletivamente, e um terceiro grupo resolve continuar trabalhando.

Moral socialista

O show contará com números de dança nos moldes dos musicais da Broadway e de shows de Las Vegas.

O diretor da montagem, He Nian, que é conhecido por dirigir cenas de lutas de artes marciais, disse que o musical chinês será “descolado” e incluirá “uma banda ao vivo, danças e canto”.

He Nian, entretanto, ressaltou em entrevista ao jornal Wen Hui Bao que a mensagem será séria e a adaptação primará por fidelidade à ideologia marxista.

“O estilo da apresentação não é o que importa, mas sim que as teorias de Marx não sejam distorcidas”, disse.

Para tanto, os produtores contrataram como consultor o professor de economia Zhang Jun, que leciona na prestigiosa Universidade Fudan de Xangai.

Zhang Jun vai revisar o roteiro para garantir fidelidade às ideias marxistas.

O Ministério de Propaganda, responsável pela censura cultural, ainda não se manifestou sobre a montagem.

Mas Yang Shaolin, gerente do Centro de Artes Dramáticas de Xangai, disse ao jornal britânico The Guardian que hoje em dia é possível conduzir uma montagem moderna de O Capital com “personagens, elementos dramáticos e significado educacional” graças ao momento de explosão criativa que a China vive.

Fonte: BBCBrasil.com

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03