Categorias: Notas

Noticiário

Governo prepara a nova CPMF = Base aliada se organiza para aprovar na Câmara alíquota de 0,1% sobre operações financeiras que será revertida para a saúde.

LDO exclui PAC do cálculo do superávit = Aprovada ontem à noite, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010 mantém os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) fora do cálculo do superávit primário, o que facilitará o aumento de gastos públicos no ano eleitoral.

Mortalidade de crianças em São Paulo recua 50% = No Estado de São Paulo, a mortalidade infantil caiu pela metade em 13 anos, segundo a Secretaria da Saúde. Em 1995, a cada 1000 bebês nascidos vivos, 24,5 morriam até o primeiro ano de vida; em 2008, foram 12,5.

Menos empregos = A indústria paulista encerrou o primeiro semestre do ano com a perda líquida de 54,5 mil postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, a redução chega a 191 mil empregos.

De novo, China salva mercados = Expectativas otimistas quanto ao resultado do PIB chinês no segundo trimestre, que será divulgado hoje, animaram os mercados acionários em todo o mundo, com acentuada valorização das commodities.

Plano de saúde tem limite para reajuste = As novas regras valem para os planos coletivos, modelos que atendem a 72,4% do mercado brasileiro de saúde privada, sendo 687 mil contratos só em Pernambuco. Entre as novidades, as seguradoras só terão direito a um aumento por ano.

ONG israelense denuncia Israel = A ONG israelense Quebrando o Silêncio, composta por soldados veteranos, anunciou ter depoimentos de 25 colegas que participaram dos últimos combates em Gaza e denunciam abusos contra os palestinos, tais como a utilização de civis como escudos humanos.

Aprovada nova lei de adoção = O Senado aprovou ontem a nova lei nacional de adoção com o objetivo de acelerar os processos e impedir que crianças e adolescentes permaneçam mais de dois anos em abrigos públicos. A legislação aguarda agora a sanção do presidente Lula.

Por jatos, França banca viagem de deputados a Paris = O governo francês pagou viagem a Paris do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e de mais sete deputados a pretexto de festa nacional. Mas Temer disse que foi abordada concorrência para comprar caças de que Paris participa.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03