Nascido em São Paulo em 13 de agosto de 1954, Nico Assumpção é considerado um dos maiores contrabaixistas brasileiros e do mundo. Seu pai era apaixonado pelo contrabaixo acústico e tocava o instrumento amadoramente em casa. Insentivado pelo pai Nico começou a ter aulas de violão aos dez anos de idade. Na adolecência fã de rock, Nico começou a tocar contrabaixo para preencher a vaga na banda de escola. Nunca mais largou o instrumento, dedicando a ele boa parte do seu dia.
Com dezessete anos foi estudar harmonia e composição na Califórnia, de volta ao Brasil estudou com o pianista do Zimbo Trio, Amílson Godoy e começou a ganhar seus primeiros chachets como músico, tocando em casas noturnas, vinhetas comerciais e algumas gravações. Mais experiente e sem a menor dúvida de que seguiria a carreira musical, Nico foi mais uma vez aos EUA, desta vez para Nova York, onde logo estaria tocando ao lado de Don Salvador, Fred Hersch, John Hicks e Victor Lewis.
De volta ao Brasil em 1981, Nico lançou o primeiro disco brasileiro de baixo solo, ajudando a tirar o contrabaixo de lá do fundo do palco. Um depois mudou-se para o Rio de Janeiro, tornando-se um dos músicos mais requisitados tanto para gravações (participou de mais de 400 delas) como para acompanhar músicos de renome como: Marcio Montarroyos, Raphael Rabello, Hélio Delmiro, Luis Avellar, Victor Assis Brasi, Toninho Horta, entre outros, além de gravar e acompanhar grandes nomes da MPB como: Milton Nascimento, João Bosco, Edu Lobo, Caetano Veloso e Gilberto Gil, para citar alguns.
Sua carreira internacional não é menos impressionante. Nico Assumpção deve ter dado algumas dezenas de voltas no planeta, acompanhando outros músicos, gravando como convidado especial ou apresentando-se em festivais. Alguns dos grandes nomes do jazz com quem ele tocou são: Kenny Barron, Billy Cobham, Larry Coryell, Eliane Elias, Ronnie Foster, Joe Henderson, Lee Konitz, Michel Legrand, Jack DeJonhnette, Pat Metheny, Airto Moreira, Flora Purim, Sadao Watanabe e Phil Woods.
Nico Assumpção morreu vítima de câncer em janeiro de 2001.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…
MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…