Categorias: Notas

Natal e Selic

Vendas de Natal devem ajudar na queda dos juros

As vendas do Natal podem ajudar na queda da Selic já na primeira reunião do Copom de 2009. O motivo é simples: mesmo subindo em relação a 2007, as vendas do comércio foram menores que as esperadas pelos comerciantes. E com sobras, as lojas não vão precisar repor o estoque e muitas devem antecipar promoções, o que não vai pressionar a inflação. Segundo o economista-chefe do Banco ABC, Luiz Otávio Leal, o crescimento nas vendas deve ficar entre 3% e 5%, quando o comércio esperava uma alta de 5% a 10%.

– O que se esperava vender e o que foi vendido é que faz a diferença. O comércio começa 2009 estocado, e fazendo promoções. Não vai precisar repor o estoque com o dólar mais alto. Para a inflação é positivo, porque não repassa o câmbio elevado para o preço. Para a atividade é ruim. O próximo ano não deve começar com o desespero de outubro e novembro, mas com o marasmo deste mês de dezembro.

Com as promoções para zerar o estoque do comércio em janeiro, está aberto o espaço para que o Banco Central comece a redução de juros já na primeira reunião de 2009. Até porque, os indicadores mostram que a inflação, ao menos por enquanto, não é problema. O IGP-M divulgado hoje fecha o ano em 9,81%. Mas o índice estava em 15,12% em julho, a maior taxa desde 2003.

– Cada vez mais se consolida a idéia de queda nos juros, sem parecer complacência com a inflação – diz Luiz Otávio Leal.

Neste caso, uma redução nos juros ainda ajudaria a atividade industrial, que vai começar 2009 patinando.

Fonte: Miriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00