O vazamento do Enem expôs a fragilidade dos esquemas de segurança dos concursos públicos. Denúncias de fraude, favorecimento de candidatos e ameaças de anulação de provas são freqüentes. Para especialistas, a falta de fiscalização em empresas organizadoras das provas é uma das principais causas de problemas. Ao longo deste ano, cerca de 5 milhões de pessoas terão disputado 120 mil vagas no funcionalismo.
Depois do vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, nova polêmica paira sobre a política de educação do governo federal: as instituições que seguiram à risca a orientação do MEC e usaram o Enem receberão, no ano que vem, R$ 200 milhões a mais do que em 2009. Universidades que não aderiram às determinações vão ganhar bem menos.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…