Categorias: Notas

Míriam Leitão comenta

Selic: ainda há quem aposte em queda de 1,5 ponto

O consenso é de que a Selic caia hoje 1 ponto percentual, mas ainda há quem aposte em redução maior. O Banco Santander, por exemplo, acredita que o Banco Central vai baixar a taxa em 1,5 ponto, o que levaria a Selic para 9,75%.

De acordo com relatório enviado pelo banco, a decisão não deve ser unânime, mas os motivos para esse corte maior são muitos.

O real se fortaleceu perante o dólar desde a última reunião, saindo de R$ 2,40 para R$ 2,20; houve queda nas projeções de inflação feitas pela Boletim Focus; a inflação fechada do 1º trimestre veio abaixo do que projetava o Banco Central; a atividade econômica ainda continua fraca por causa da crise.

“São motivos suficientes para manter o ritmo de corte visto na última decisão,em Março”, diz o banco.

Ontem, a Fiesp divulgou pesquisa mostrando que a recuperação da indústria paulista está acontecendo de forma lenta. O Índice de Nível de Atividade medido pela entidade, que funciona como um indicador antecedente, mostrou avanço de apenas 0,5% na comparação com fevereiro. Com isso, a comparação com o mesmo mês de 2008 apontou retração de 13,1%.

Como a crise mundial começou em setembro e atingiu a indústria brasileira a partir de outubro e novembro, o indicador mostra que a recuperação está sendo bem lenta.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03