Selic: ainda há quem aposte em queda de 1,5 ponto
O consenso é de que a Selic caia hoje 1 ponto percentual, mas ainda há quem aposte em redução maior. O Banco Santander, por exemplo, acredita que o Banco Central vai baixar a taxa em 1,5 ponto, o que levaria a Selic para 9,75%.
De acordo com relatório enviado pelo banco, a decisão não deve ser unânime, mas os motivos para esse corte maior são muitos.
O real se fortaleceu perante o dólar desde a última reunião, saindo de R$ 2,40 para R$ 2,20; houve queda nas projeções de inflação feitas pela Boletim Focus; a inflação fechada do 1º trimestre veio abaixo do que projetava o Banco Central; a atividade econômica ainda continua fraca por causa da crise.
“São motivos suficientes para manter o ritmo de corte visto na última decisão,em Março”, diz o banco.
Ontem, a Fiesp divulgou pesquisa mostrando que a recuperação da indústria paulista está acontecendo de forma lenta. O Índice de Nível de Atividade medido pela entidade, que funciona como um indicador antecedente, mostrou avanço de apenas 0,5% na comparação com fevereiro. Com isso, a comparação com o mesmo mês de 2008 apontou retração de 13,1%.
Como a crise mundial começou em setembro e atingiu a indústria brasileira a partir de outubro e novembro, o indicador mostra que a recuperação está sendo bem lenta.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…