Categorias: Notas

Míriam Leitão comenta

Benefício deveria ser para todos os setores

As medidas deveriam ser mais gerais. A resposta do governo à crise é escolher setores que vão ser beneficiados, em vez de procurar medidas que beneficiem todos os contribuintes e todos os trabalhadores.

A redução do IPI dos carros beneficia quem compra carro zero, que é a classe média, os ricos. Os trabalhadores que não podem ser demitidos a partir desse acordo são os que trabalham nas montadoras. O resto dos trabalhadores brasileiros está sob o risco do desemprego.

Seria mais eficiente e justo abrir mão da arrecadação, por exemplo, reduzindo os pesados impostos que incidem hoje sobre a folha salarial. Isso reduziria o risco de o desemprego subir e aliviaria todas as empresas formais.

A queda de impostos para o setor de construção civil e material de construção tem chance de beneficiar um grupo maior de brasileiros, até porque vem depois de um plano habitacional dirigido aos mais pobres.

Em relação ao cigarro, o governo escolheu bem o produto que ele quer tornar mais caro. O cigarro custa tanto para a saúde pública e faz tão mal que o consumo deve mesmo pagar muito imposto.

Mas a indústria diz que a medida pode incentivar o mercado clandestino e o de contrabando no Brasil. O imposto do cigarro tem de ser alto mesmo, mas o governo também tem de combater o mercado clandestino. Do contrário, a medida fica sem efeito.

Fonte: Miriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21