Categorias: Artigo

MINISTÉRIOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“O Estado é como o corpo humano. Nem todas as funções que desempenha são nobres”  (Anatole France)

Corre nos meios diplomáticos bolivianos uma piada sobre um embaixador brasileiro indicado fora dos quadros do Itamaraty, (como Bolsonaro quis fazer com seu filho Eduardo); o cara, ignorando o trato cerimonioso e respeitoso que deve prevalecer nos encontros internacionais falava pelos cotovelos….

Então perguntou ao colega da Bolívia o porquê do seu país, sem litoral oceânico, tinha um Ministério da Marinha. A resposta foi direta: – “Da mesma forma como o Brasil tem um Ministério da Justiça. ”

Na verdade, em termos governamentais, a atribuição de cada ministro é administrar os negócios do Estado; se não tem mar, tem rios, lagoas e interesses em transações comerciais via marítima; se não tem Justiça, atua atendendo interesses políticos e ideológicos do governante.

Desgraçadamente, os ministérios deveriam elaborar normas, acompanhar e fiscalizar os recursos públicos na aplicação dos programas federais; entretanto só os vemos usando prioritariamente táticas e estratégias para reeleição do Presidente. Sob o Governo Bolsonaro, é este o quadro que temos.

O conceito de Ministério, porém, é mais amplo. Nos dicionários define-se a palavra Ministério como um substantivo masculino com etimologia latina “ministerĭum,ĭi” significando ofício, mister, trabalho, etc. e na linguagem usual execução de uma tarefa, de uma obra; atividade; e ocupação exercida por alguém; cargo, função, profissão.

Nas antigas Grécia e Roma ministério era uma função servil, daquele que está ao serviço dos outros, e no contexto religioso era prestar serviço aos altares dos deuses, a ministra era a escrava, a criada ou a sacerdotisa.

Isto foi herdado pelos meios evangélicos, onde é comum usar-se o termo “ministério” referindo-se a determinado segmento da igreja ou de grupos que compartilham da mesma crença.

Talvez por isto alguns pastores confundiram o ministério da cura de almas com o Ministério da Educação, locupletando-o com um gabinete paralelo para extorquir prefeitos sedentos de verbas públicas, praticando assim o conto do vigário ou do pastor… rsrsrsrs.

Antes, grupos bolsonaristas organizados atacaram o Ministério da Saúde principalmente no caso da compra da inexistente vacina Covaxin em troca de “comissionamentos”, ocupando cargos ministeriais de ação social….

Considera-se agora, com a ocupação de ministérios em Brasília por milhares de militares reservistas, uma outra anedota correndo entre os antigos servidores. Diz-se que os militares ocupantes de cargos comissionados são aqueles que chegando sempre atrasados, se encontram com os que saem adiantado no horário.

Com a execução das tarefas governamentais os mercadores do templo propõem a formação de um Ministério de Louvor ou, no mínimo, Ministério de Oração como quer o capitão Bolsonaro na abertura das sessões do STF…. Por outro lado, os colegas fardados, mais de oito mil com salário dobrado, querem um Ministério da Continência para receber cumprimentos do eleitorado….

Uns e outros estão visivelmente fora do compasso e do esquadro que desenham o Estado de Direito, e é por isso que uns estão recolhendo dízimos e outros em marcha batida para o golpe. Querem manter as mamatas.

Lembrando que como o corpo humano nem todas as funções que o Estado realiza são nobres, o genial Eça de Queiroz escreveu: “Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente pela mesma razão”. Lembrem-se disto ao votar; pense na 3ª Via!

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26