Bolsas em baixa aqui e nos EUA
Mais um dia volátil nos mercados daqui e dos Estados Unidos. A Bovespa, depois de abrir em alta, acabou fechando em queda de 0,13%, aos 38.180 pontos. A queda só não foi maior, acompanhando o desempenho americano, por causa das commodities, principalmente o petróleo, que subiu. Com isso, as ações da Petrobras e da Vale impediram uma queda maior da Bovespa.
Lá fora, tudo ia bem até o meio da tarde, quando as notícias corporativas ruins, como o prejuízo bilionário da GM, comentado aqui no blog, começaram a piorar os ânimos.
Além disso, o FDIC – o fundo garantidor de depósitos nos Estados Unidos – anunciou que o setor bancário como um todo perdeu mais de US$ 26 bilhões no último trimestre de 2008. Essa foi a primeira perda trimestral dos bancos americanos desde 1990. O Dow Jones fechou em queda de 1,22%, o Nasdaq caiu 2,38% e o S&P500 perdeu 1,6%.
Além disso, ainda segundo o FDIC, o setor bancário declarou lucro anual de US$ 16,1 bilhões no ano passado. Este também foi o nível mais baixo atingido pelo setor desde 1990 e o valor foi 84% menor que o de 2007. É por essas e outras que o mercado ainda não está tão calmo em relação aos bancos.
Fonte: Miriam Leitão
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…