Em dia volátil, Bovespa fecha em alta
Depois de um dia de pura volatilidade, a Bovespa fechou em alta de 0,63%, aos 38.132 pontos. Entre a máxima do dia, 38.660, e a mínima, 36.743, 1.917 pontos, o que mostra que o comportamento não foi nada uniforme. De notícia relevante hoje, nada que fizesse a bolsa subir ou cair muito. Em todo o dia, a Bovespa acompanhou os mercados americanos.
– Os mercados americanos abriram pressionados e aqui estava em baixa. Quando lá começou a subir, aqui melhorou também, impulsionada pela Vale. Um banco recomendou a compra da Vale. Se não fosse o comportamento ruim do setor siderúrgico, com redução na produção em todo o mundo, a Bovespa teria uma alta maior – disse o economista-chefe da Ágora Corretora, Álvaro Bandeira.
Além disso, a Petrobras, que vinha em alta, caiu no fim do pregão, por causa do anúncio de seu plano de investimentos para os próximos anos. O mercado quer saber o que será proposto pela empresa. Durante a tarde, as ações da Petrobras estavam em alta, impulsionadas pela alta do petróleo, que chegou a subir 7% durante o dia.
Também ajudou para o dia positivo de hoje o que vem lá de fora. Se os dados corporativos e econômicos ainda são ruins, as declarações de Timothy Geithner no Senado, nesta semana, de que o governo Obama terá mais transparência e maior regulação, e as negociações para votação do pacote do novo governo no Senado ajudam a melhorar o ânimo do mercado.
– Qualquer notícia, boa ou ruim, vai mexer com o mercado, que está muito volátil ainda. Mas mesmo quando tem uma notícia ruim e as ações caem, elas voltam ao patamar de antes rapidamente porque os preços já estão muito ajustados – falou Bandeira.
Fonte: Miriam Leitão
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…