Categorias: Notas

Mercado se dá conta de que limpeza não será rápida

O mercado se deu conta de que o plano elaborado pelo secretário do Tesouro americano, Timothy Geithner, não limpará rapidamente os ativos podres dos bancos. Pelo contrário, levará tempo, e ainda causará muitas turbulências nos balanços de cada instituição.

Essa é a avaliação do economista-chefe da NGO Corretora, Sidnei Nehme. Ele acredita que além da realização de lucros, por conta da forte valorização de ontem, também há uma análise mais detalhada e realista do pacote apresentado ontem, e isso está derrubando as bolsas hoje.

O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, abriu no vermelho e por volta das 11h50m caia 2%. As bolsas americanas também estavam em queda: Dow Jones, -1,39%; S&P, -1,60%; Nasdaq, -1,94%.

– O plano vai na direção correta, mas vai esbarrar nas negociações de preço dos papéis. Haverá uma queda de braço entre os bancos, querendo jogar o preço para cima, e o mercado, querendo jogar para baixo. Esse processo todo não será feito no curto prazo e pode tomar todo o ano de 2009 – afirmou Nehme.

O economista também alerta que por conta dessa disputa, envolvendo banqueiros de um lado e compradores do outro, os preços poderão ser jogados ainda mais para baixo, impondo perdas nos balanços de bancos.

– O processo de limpeza ainda vai trazer muita volatilidade nos mercados com muita especulação entre os agentes financeiros – apostou.

Esse cenário de incerteza sobre os preços dos ativos, com o próprio mercado negociando valores, pode inibir os próprios bancos de colocarem à venda os papéis podres. E pelo que foi elaborado pelo governo americano, a iniciativa do processo de limpeza partirá dos próprios bancos.

Fonte: Miriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03