Categorias: Notas

Massacre

Embaixador confirma estupro de brasileiras

O embaixador do Brasil no Suriname, José Luiz Machado e Costa, afirmou que mulheres foram estupradas na cidade de A1bina durante ataque a garimpeiros brasileiros. “Houve comprovadamente estupros e foi em número preocupante”. Não existe ainda balanço das vítimas. “Ele me perguntou por dinheiro. Depois tentou tirar minha roupa”, conta Lúcia Oliveira, que diz ter sido salva do estupro pelo vigia de um mercado. As marcas do ataque ainda são visíveis em Albina. A FAB envia hoje ao país um avião para resgatar feridos.

Reina o medo de novos ataques

Cinco dias depois do ataque a brasileiros no Suriname, vítimas contam que o clima é de medo. As mulheres estupradas estão sendo atendidas em hospitais na capital, Paramaribo.. Há 41 suspeitos detidos.

Cidade do Suriname enxota brasileiros

A cidade de Albina, palco de conflito no dia 24, fechou as portas aos brasileiros. A polícia pede que eles fiquem a 150 Km, na capital, Paramaribo, para onde garimpeiros brasileiros foram levados após ataque de descendentes de quilombolas. Nas ruas, a população não esconde sua hostilidade à presença dos brasileiros.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36

DO FANATISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Desde que passei a divulgar os meus textos, artigos, comentários e crônicas, tenho repetido uma definição…

28 de outubro de 2025 18h21