A Justiça Federal determinou nesta quinta-feira o afastamento, por 90 dias, do governador de Rondônia, Ivo Cassol, e de mais quatro delegados da Polícia Civil do estado. Com o afastamento de Cassol, o vice-governador João Aparecido Cahula assumirá o governo do estado. A decisão cabe recurso, mas ele não desobriga o governador e os delegados de cumprirem-na.
A decisão atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal que tramita na Justiça local. O juiz federal substituto Flávio da Silva Andrade, da 2ª Vara Federal de Rondônia, constatou que o governador utilizou a máquina do estado para satisfazer interesse pessoal quando mandou delegados da Polícia Civil coagirem testemunhas e obstruírem as investigações da Polícia Federal no processo que responde sob acusação de ter comprado votos nas eleições de 2006.
Por ordem do juiz, o secretário de Segurança Pública deverá recolher em 48 horas as credenciais e as armas utilizadas pelos delegados Renato Eduardo de Souza, Hélio Teixeira Lopes Filho, Gilwelkison Pedrish de Castro e Nilton Vieira Cavalcante, sob pena de multa diária e pessoal.
Fonte: O Globo Online
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…